Chega de tremedeira: SteadXP é o estabilizador compatível com DSLR e GoPro

1 min de leitura
Imagem de: Chega de tremedeira: SteadXP é o estabilizador compatível com DSLR e GoPro

Aplicativos para estabilização de vídeos gravados com smartphones dispensam o uso de geringonças dedicadas a eliminar a “tremedeira” dos registros (saiba mais aqui). Mas e se o cinegrafista tiver de usar uma DSLR ou uma GoPro para capturar cenas de ação? Foi pensando nisso que uma startup francesa desenvolveu o SteadXP, um acessório que remove praticamente toda a trepidação das imagens.

O projeto foi lançado por meio do site de financiamento coletivo Kickstarter e tem conquistado simpatia por parte de internautas mundo afora – até esta terça-feira (15) foram arrecadados quase 250 mil euros, superando a meta dos 150 mil euros solicitados.

Como funciona

Enquanto grande parte dos acessórios para estabilização de vídeos faz uso de algum tipo de mecanismo físico, o SteadXP explora as facilidades do sistema de track motion. Após registrar toda a movimentação feita durante a filmagem, um arquivo adicional que deve ser emparelhado à extensão de vídeo é gerado. Basta então utilizar um software para pós-edição do filme, renderizar a produção e pronto.

Para compensar a tremedeira em função dos processos de track motion, partes dos vídeos acabam sendo cortadas – é por isso que lentes de grande abrangência e opções altas de resolução devem ser usadas por quem optar pelo SteadXP.

 A versão compatível com a GroPro pode ser encomendada por cerca de R$ 615; para câmeras DSLR e máquinas Cybershot, o montante de R$ 1.000 deve ser desembolsado. O lançamento do acessório está previsto para março de 2016.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.