Câmera de celular x câmera profissional: quem vence esse desafio?

3 min de leitura
Imagem de: Câmera de celular x câmera profissional: quem vence esse desafio?

Não há dúvidas de que, a cada novo aparelho lançado, as fabricantes de smartphones buscam formas de melhorar os componentes de seus produtos, entre eles a câmera. Hoje em dia é possível capturar belíssimas imagens e fazer gravações com boa qualidade utilizando os celulares, o que nos leva ao seguinte questionamento: os dispositivos móveis estão fortes o bastante para desbancar equipamentos profissionais?

Na tentativa de responder a essa pergunta, a equipe do site Phone Arena fez um teste utilizando quatro equipamentos que estão atraindo a atenção dos consumidores: a câmera profissional Lumix GH4 e os smartphones Galaxy S6, Nexus 6 e Xperia Z3.

E como foi feito o teste?

De acordo com a equipe do site, todas as imagens que você confere abaixo foram extraídas de gravações utilizando os quatro aparelhos supracitados. Elas foram obtidas em resolução 4K UHD (3840 x 2160), redimensionadas com o auxílio do Lancsoz e salvas no formato JPEG.

Sem mais delongas, confirma os resultados obtidos (e as impressões do site) em seis situações distintas a seguir:

Situação 1

As fotos que você confere nesse primeiro teste foram tiradas durante o dia, num momento e que não havia praticamente nenhuma nuvem para bloquear os raios de Sol – o ambiente perfeito para capturar um nível maior de detalhes.

De forma geral, a imagem obtida pela Lumix GH4 apresenta um nível maior de detalhes numa comparação com os demais aparelhos, mas o céu está um pouco cinza na imagem que, na verdade, deveria apresenta-lo com um tom azul. Já no caso do Xperia Z3, há alguns pontos um pouco roxo, enquanto o Nexus 6 entregou algumas cores um pouco saturadas e o Galaxy S6 trouxe uma foto mais natural.

Situação 2

Nesse teste, o GH4 entregou uma imagem que não deixou nenhuma parte da cena superexposta, gerando uma foto um pouco mais escura.  O mesmo não pode ser dito dos smartphones, que mantiveram um pouco de luz na imagem e deixaram o restante do cenário visível.

Nesse teste, a equipe do site mencionou que o Xperia Z3 apresentou problemas de balanço de branco (função que corrige a coloração das fotos), enquanto o Nexus 6 e o Galaxy S6 tiveram desempenho excelente.

Situação 3

No terceiro teste, a Lumix GH4 não teve problemas com balanço de branco, algo que não pode ser dito do trio de smartphones. Estes acabaram gerando uma imagem um pouco mais escura, mas no geral tiveram resultados bem próximos – exceto, novamente, pelo Xperia Z3, que entregou uma foto um pouco mais escura que a vista nos outros aparelhos.

Situação 4

Essa é a última foto do teste utilizando luz natural. Nesta situação, o Galaxy S6 e o GH4 entregaram imagens bem próximas e capazes de revelar mais detalhes nos pontos mais escuros, enquanto o Xperia Z3 apresentou um matiz roxo e o Nexus 6 alguns pontos um pouco mais saturados.

Situação 5

Eis o primeiro teste com um pouco menos de luz. Com uma iluminação média, o GH4 ficou pouca coisa à frente do Galaxy S6, e até mesmo o Xperia Z3 conseguiu encontrar o balanço de branco (apesar de contar com um nível menor de detalhes). Quanto ao Nexus 6, ele não se saiu muito nessa comparação – basta reparar que a foto obtida por ele está mais escura que as demais.

Situação 6

Com as luzes mais baixas, essa era a chance de o GH4 mostrar toda a sua superioridade, mas não foi bem isso que aconteceu. O teste do Phone Arena revelou que o Galaxy S6 apresentou um resultado que não está muito longe do visto na câmera profissional, enquanto Nexus 6 e Xperia Z3 ficaram um pouco mais atrás na disputa.

Luz, câmera e ação!

Completando os comparativos feitos pela equipe do Phone Arena, também foi realizado um teste de fluidez com coisas que se movem para ver como cada uma das câmeras avaliadas se comporta.

Todas elas possuem opção de gravar em 4K UHD a 30 fps, mas a Lumix GH4 também pode gerar vídeos “cinemáticos” em 4K UHD a 24fps (essa opção também é contemplada abaixo). Válido notar também que, aqui, o celular que mais se aproxima da câmera é o Nexus 6, com os outros dois modelos seguindo de perto os concorrentes.

Confira cada um dos vídeos na sequência:

E quem ganhou?

De acordo com a equipe do Phone Arena, com exceção da situação 2, o Lumix GH4 se saiu melhor que os concorrentes. A segunda colocação ficou com o Galaxy S6, sendo seguido, na sequência, pelo Nexus 6 e pelo Xperia Z3.

E você, a qual conclusão chegou? E, o mais importante, acredita que os smartphones vão substituir os equipamentos profissionais em algum momento?

O smartphone já fez você aposentar a sua câmera fotográfica? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.