Canon anuncia novas câmeras profissionais com resolução 4K [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Canon anuncia novas câmeras profissionais com resolução 4K [vídeo]

A Canon revelou nesta quarta-feira (8) duas novas adições à sua linha de câmeras capazes de trabalhar com a resolução 4K. A primeira delas é a C300 Mark II, que chega às lojas dos Estados Unidos em setembro deste ano com o objetivo de ocupar totalmente o espaço que atualmente pertence à câmera EOS C300.

O dispositivo funciona com vídeos de 10 e 12 bits 4:4:4 nos formatos 2K e Full HD, enquanto nas gravações 4K adota o padrão 4:2:2 de 10 bits.  Na maior resolução, a filmadora trabalha com taxa de até 30 quadros por segundo, que sobe para até 120 fps nos modos 1080p e 2K — conectada a um gravador externo, a novidade é capaz de gerar vídeos 4K no formato RAW.

Em seu interior, a C300 Mark II inclui dois processadores DIGIC DV5 e duas conexões no padrão CFast 2.0 que garantem a possibilidade de armazenar uma quantidade massiva de arquivos. Entre os codecs compatíveis com o aparelho estão o XF-AVC Intra, Long GOP e o Proxy H.265 — já o áudio é gravado em 16 ou 24 bits a 48 kHz.

XC10 Hybrid

Presente em um evento de imprensa realizado na China em março deste ano, a câmera XC10 também foi anunciada oficialmente nesta quarta-feira. O dispositivo tem como objetivo permitir que qualquer pessoa realize facilmente a captura de conteúdos na resolução 4K, servindo como uma espécie de “companheira” para a câmera Cinema EOS.

Entre as características do dispositivo está uma lente com zoom de 10x, um sistema de estabilização de imagens de cinco eixos e a opção Canon Log — inédita em um aparelho dessa dimensão. O sensor CMOS de uma polegada possui 12 níveis dinâmicos e vem acompanhado por um diafragma bastante ajustável.

A XC10 possui uma sensibilidade que varia entre os ISOs 500 e 20 mil e pode registrar imagens de até 12 megapixels. A gravação de vídeos acontece no modo 4:2:2 de 8 bits na resolução 4K usando o novo codec Canon XF AVC, também havendo a opção de usar modos 2K e 1080p, assim como acontece na C300 Mark II.

A câmera tem lançamento esperado para junho deste ano na Europa e nos Estados Unidos, devendo chegar às lojas em uma versão acompanhada por um CFast de 128 GB. O pacote básico, que contém somente o corpo da câmera e sua lente básica, deve ser vendido pelo preço sugerido de US 2.499.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.