Novos eletrônicos: Mamiya RZ33

1 min de leitura
Imagem de: Novos eletrônicos: Mamiya RZ33

Entre os grandes nomes da fotografia profissional, a Mamiya é conhecida como uma das principais fabricantes de equipamento de qualidade. Para os homens comuns, entretanto, este nome é quase desconhecido, graças ao tipo de produto que leva a marca.

Câmeras de médio formato são – desde o advento do filme 35 mm -  utilizadas praticamente apenas por profissionais com estúdios bem estruturados e clientes grandes. Fotógrafos de menor fama, ocasionalmente têm a oportunidade de fotografar com esse tipo de câmera, alugando o equipamento dos profissionais que as possuem.

Imagens enormes

A passagem para o digital não muda essa realidade, uma vez que câmeras com sensores de médio formato – medindo normalmente 6 x 7 polegadas, como é o caso da RZ33 – oferecem condições muito mais propícias para a formação de imagens de altíssima qualidade do que os CCDs e CMOSs  das dSLR mais conhecidas.

Como você descobriu neste artigo sobre megapixels, esse valor é – em muitos casos – apenas uma forma de impressionar o consumidor com números gigantes. No caso da nova câmera da Mamiya, entretanto, o patamar de comparação é um pouco diferente.

Enquanto modelos com sensores normais – compactas ou dSLR – diminuem o tamanho dos pixels para aumentar a sua concentração, o sensor utilizado na RZ33 pode utilizar pixels de tamanho normal e mesmo assim obter uma marca tão impressionante quanto esses 33 megapixels.

O preço acompanha

Naturalmente, a tecnologia utilizada no sensor da RZ33 – mesmo com elementos semelhantes às dSLR comuns – é diferente, principalmente graças à diferença de proporção entre um fotorreceptor APS-C e o médio formato. Além do sensor, a engenharia da câmera também difere drasticamente do visto em câmeras menores.

Mamiya RZ33

Esses fatores – foco por meio de foles, montagem de lentes e espelhos etc. – combinados geram um valor muito mais alto, como os 17 mil dólares da RZ33. No Brasil, a câmera custa aproximadamente 30 mil reais. Mesmo não sendo para qualquer bolso, aposte que muitos fotógrafos adorariam poder trabalhar com uma dessas, especialmente se fazem retratos ou fotografia publicitária.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.