Conheça a câmera que pode filmar continuamente em 360°

1 min de leitura
Imagem de: Conheça a câmera que pode filmar continuamente em 360°

Filmar todo o campo de visão simultaneamente já é possível. (Fonte da imagem: Divulgação/Frauhofer)

Se você já se pegou querendo ver alguma coisa na TV e a câmera simplesmente mudou o ângulo, deixando aquele pequeno detalhe fora do quadro de visão, imagine como seria interessante poder controlar a que parte do cenário você deseja assistir na telinha. Isso é basicamente no que os pesquisadores que criaram a OmniCam360 pensaram para conceber o aparelho. Ela conta com um conjunto de espelhos e 10 lentes de filmagem dispostas em um círculo que permitem capturar tudo o que acontece ao redor ao mesmo tempo.

Com isso, se ela fosse usada para gravar um documentário na selva, por exemplo, você poderia escolher que parte da paisagem observar com seu controle remoto, alternando entre as 10 câmeras da OmniCam360. Ou seja, se ver zebras sendo estraçalhadas na savana por leões não é bem sua praia, seria possível “virar” a câmera para outro lado até a cena perturbadora acabar.

O grande impedimento para que esse tipo de coisa aconteça é o sistema de transmissão que as emissoras de TV utilizam, que mal permite transmitir um quadro de imagem contínuo, quanto mais 10 deles. Contudo, discos Blu-ray seriam mídias perfeitas para utilizar uma câmera como a OmniCam360, já que a capacidade de armazenamento deles é bem maior que a de transmissão do sinal de TV.

De qualquer forma, ainda não há uma data ou evento em que a OmniCam360 deva ser utilizada comercialmente. Ainda assim, como ela já está operante, é possível que isso não demore muito a acontecer.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.