Pague 10 mil dólares para ter uma câmera de 1 gigapixel por um dia

2 min de leitura
Imagem de: Pague 10 mil dólares para ter uma câmera de 1 gigapixel por um dia

Comparação de zoom entre um S3 e a câmera do projeto (Fonte da imagem: Reprodução/Kickstarter)

Um projeto lançado por meio do site de alavancagem Kickstarter pode colocar uma câmera capaz de tirar fotos com mais de um gigapixel de resolução nas suas mãos.

Chamada de Carolina Zoomin`, a iniciativa vai levar uma câmera superpoderosa em diversas excursões pelo estado norte-americano da Carolina do Norte.

A empresa por trás disso tudo se chama Aqueti. Eles utilizarão as tecnologias das câmeras Aware, capazes de tirar fotos panorâmicas impressionantes e recheadas de detalhes.

Superfotos

As câmeras utilizadas na iniciativa prometem fotografias espetaculares. E para dar respaldo às promessas do projeto, a empresa conta com dois nomes fortes: a Universidade de Duke, famosa por seus empreendimentos tecnológicos, e a DARPA, Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa, sempre trabalhando em novidades interessantes.

Protótipo de câmera Aware2 (Fonte da imagem: Reprodução/Kickstarter)

As câmeras Aware utilizam diversos sensores de disparo juntos, algo como se fosse uma grade de microcâmeras que, juntas, formam uma grande imagem. Todas elas trabalham com uma grande lente que dá, a cada uma delas, uma visão telescópica do mundo.

Como cada uma dessas microcâmeras conta com um sensor de 14 megapixels e há, ao todo, 160 dessas câmeras, a imagem inicial, quando a foto é tirada, traz uma resolução de cerca de 2,24 gigapixels. Essa fotografia, entretanto, recebe um tratamento feito por equipamentos especializados e precisa ser “montada”, de fato.

Com isso, o “esquema” de câmeras compõe uma grande foto panorâmica, que lembra o ângulo de visão dos olhos humanos e tem nada menos do que 55.000 por 18.000 pixels de tamanho. Ou seja, a diferença é que aqui, você tem uma foto que permite à você aplicar zoom em qualquer região da imagem para conferir detalhes de perto.

Preço é salgado

Se você ficou interessado no projeto, aí vai um balde de água fria: a ideia, pelo menos por enquanto, ainda não é vender as câmeras. Ainda que uma das propostas da Aqueti seja promover o conhecimento do público em geral sobre o desenvolvimento e a existência de tais equipamentos, a sua produção ainda é extremamente cara – e precisa ser otimizada para a produção em escala do dispositivo.

Assim, o Carolina Zoomin` vai percorrer o estado tirando fotos em várias seções diferentes. O projeto visa custear as viagens, transporte de equipamentos e a impressão das imagens. Há opções a partir de 10 dólares para quem quer participar das seções, ganhar uma camiseta ou simplesmente apoiar o projeto.

Já quem tem muito dinheiro sobrando pode gastar um pouco mais e alugar o equipamento por um dia. A empresa leva o equipamento a qualquer lugar dentro da Carolina do Norte cobrando um preço bem módico por isso: apenas 10 mil dólares.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.