Análise: câmera de vídeo Panasonic HC-V100

6 min de leitura
Imagem de: Análise: câmera de vídeo Panasonic HC-V100

(Fonte da imagem: Divulgação/Panasonic)

A câmera de vídeo Panasonic HC-V100 é um produto indicado para quem deseja um equipamento compacto e prático para o dia a dia. Ela faz vídeos nos formatos HD e SD — podendo gravar inclusive em 1080i — e também permite capturar fotografias, se você desejar.

Considerada um equipamento “de entrada” (isto é, indicada para quem quer comprar a sua primeira câmera), ela possui ajustes manuais, modos de cena, som estéreo e muito mais. Confira nesta análise o que nós mais gostamos na HC-V100, o que poderia ser melhor e saiba se vale a pena considerá-la na hora de escolher uma nova câmera de vídeo.

Aprovado

Design, tamanho e peso

A HC-V100 é extremamente leve e confortável para segurar, sendo uma câmera perfeita para levar em qualquer lugar. A fita ajustável na lateral direita serve para fixá-la na sua mão sem que você precise se preocupar o tempo inteiro em segurá-la de maneira firme, já que é praticamente impossível derrubá-la desta forma.

Os botões de começar e terminar a gravação, de zoom e de fotografia são estrategicamente posicionados na parte de cima da câmera e podem ser usados facilmente com uma só mão. O botão de zoom, inclusive, é bastante leve e permite que você altere a distância rapidamente sem tremer ou ficar aparente na filmagem.

O visor gira 180 graus e permite que você veja o enquadramento mesmo em vídeos de si mesmo. (Fonte da imagem: Divulgação/Panasonic)

Ela possui um encaixe universal para tripé na parte de baixo e um visor que pode ser girado 180 graus para que seja possível gravar vídeos de você mesmo sem precisar “adivinhar” o enquadramento correto. O design, o tamanho e o peso da HC-V100 são uma das melhores vantagens desta câmera, já que permitem o seu uso em praticamente qualquer situação.

Controles manuais

A HC-V100 é uma câmera de vídeo para iniciantes e não tem a pretensão de substituir uma profissional, porém os controles manuais fazem com que ela torne-se ainda mais interessante para os curiosos e para quem gosta de personalizar todo o processo de gravação.

É possível alterar o foco, balanço de branco, abertura do diafragma e o obturador manualmente em um menu simples que pode ser navegado usando os botões do lado esquerdo do visor. Para abrir este menu, clique no botão "iA/Manual" na lateral esquerda do corpo.

Use o balanço de branco manual para criar cenas completamente coloridas e diferentes. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O balanço de branco, por exemplo, pode ser usado para criar atmosferas completamente diferentes do real. Usando o controle manual, use uma cor mais forte, como vermelho, ciano, magenta ou verde para transformar toda a cena. Se você não sabe como funciona o balanço de branco, veja neste artigo como isso é feito.

Zoom

Uma das características que chamam bastante a atenção é o zoom da HC-V100 , que é muito bom, tem qualidade e permite aproximar bastante os objetos distantes — 42 vezes, segundo a fabricante. Usando o foco automático, é possível alternar entre perto e longe em segundos, com uma nitidez bastante supreendente, por ser totalmente óptico.

É preciso tomar muito cuidado com o uso exagerado deste recurso, no entanto; prefira a aproximação real sempre que for possível, já que o zoom acaba mexendo na perspectiva e as chances de que a filmagem fique muito tremida aumentam bastante com o uso desta ferramenta. Para saber mais, leia este artigo sobre o assunto.

Resolução e qualidade de filmagem

Este é um assunto que precisa ser tratado com cuidado, primeiro por gerar algumas afirmações erradas e segundo por ser muito relativo. Um dos principais erros associados à resolução é imaginar que, por uma câmera filmar em 1080i, ela tem mais qualidade do que uma que filma em uma resolução menor, por exemplo. Esses valores são referentes ao tamanho do vídeo, e não possuem ligação com a qualidade.

Frame de vídeo com zoom ativado; a qualidade é boa, porém não se compara com uma profissional. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Apesar de a HC-V100 filmar, de fato, em 1080i (1080 linhas intercaladas, ao contrário das 1080 linhas progressivas do 1080p), isso não quer dizer que ela pode ser comparada com uma câmera de vídeo profissional. A qualidade do material é boa e é mais do que suficiente para um equipamento caseiro, porém não serve para gravar curtas-metragens ou qualquer outro uso mais avançados e com fins artísticos, por exemplo.

A HC-V100 é uma câmera de mão perfeita para filmar eventos de família, acompanhar o crescimento dos filhos, criar vídeos descompromissados para postar no YouTube etc. Ela pode até ser usada por quem está começando a se profissionalizar, porém não vai conseguir resultados próximos ao de uma boa dSLR mais avançada, por exemplo.

Reprovado

Bateria

A bateria e o carregador da HC-V100 são dois pontos que precisam ser analisados com muito cuidado. A duração da carga não chega a 4 horas, o que é muito pouco para uma câmera de mão, que tem o objetivo de ser prática e versátil; um equipamento desses precisa de bem mais tempo de gravação para poder valer a pena.

A duração da bateria deixa a desejar. (Fonte da imagem: Divulgação/Panasonic)

É possível comprar uma ou duas baterias reservas e alterná-las, porém aqui existe um problema. O carregador da bateria da HC-V100 é integrado; isto é, você precisa conectar a câmera ao cabo, e não retirar a bateria e colocá-la em um dispositivo externo para carregar.

Deste modo, é impossível recarregar uma bateria se você estiver usando a câmera, algo bastante prejudicial para quem precisa de longos períodos de gravação. É possível usar a HC-V100 com um cabo de alimentação externa, porém nesse caso você fica preso a um ambiente com tomadas.

Microfone

O microfone da HC-V100 não é exatamente um problema, ele grava som estéreo e consegue captar bastante do ambiente, porém o que deixa a desejar é a falta de opção para quem quer usar um microfone externo.

Muitas câmeras de vídeo permitem que você conecte um boom ou outro equipamento de áudio para conseguir capturar um som mais limpo e profissional e é um pouco frustrante não poder fazer isso com a HC-V100. Isso realmente limita esta câmera ao uso caseiro, já que a possibilidade de usar um microfone externo é um dos maiores requisitos para o uso profissional.

Vale a pena?

A HC-V100 é uma câmera para uso caseiro, leve e ótima para gravações ao ar livre. (Fonte da imagem: Divulgação/Panasonic)

A Panasonic HC-V100 é uma boa câmera para o uso caseiro e para registrar momentos de forma não profissional. Por exemplo, quem tem filhos pequenos e quiser acompanhar o crescimento deles em vídeo tem neste equipamento um ótimo aliado. O design e a fita lateral permitem inclusive o seu uso em situações mais extremas, como aventuras, caminhadas etc.

O preço dessa câmera não é baixo, porém é bem menor do que as dSLR de entrada ou as mirrorless que também gravam filmes, que costumam custar em média dois mil reais. É possível encontrar este equipamento no Brasil por menos de mil, dependendo da loja, e se for comprado fora o preço cai ainda mais.

Se o que você procura é uma câmera de mão, fácil de usar, com algumas configurações manuais e com qualidade boa para o dia a dia, pode colocar a HC-V100 na lista de comparações — só considere a compra conjunta de algumas baterias avulsas, podem ser bastante úteis para quando não existir uma tomada por perto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.