Análise: Samsung ST200F

5 min de leitura
Imagem de: Análise: Samsung ST200F

A Samsumg ST200F é uma câmera compacta para quem gosta de ter opções bastante completas à mão. Ela possui efeitos e filtros instantâneos, pode ser conectada ao computador, ao smartphone ou mesmo a uma televisão sem usar cabos e, o melhor de tudo, permite que você compartilhe as suas imagens no Facebook rapidamente!

Modelo ST200F, da Samsung (Fonte da imagem: Reprodução/Samsung)

A câmera em si não é muito sofisticada, porém conta com a qualidade indiscutível da Samsung, o que faz com que valha a pena dar uma olhada mais profunda para ver o que realmente chama a atenção nesse aparelho. Confira na análise a seguir os pontos que nós mais curtimos na Samsung ST200F, o que poderia ser melhor e em quais situações vale a pena investir e comprar esta câmera.

Aprovado

Qualidade das imagens

Quando se fala de qualidade de imagem é preciso levar em conta o tipo de câmera, já que não é possível comparar uma compacta com uma profissional. Portanto, não espere que a ST200F tenha o mesmo desempenho e resultado do que uma dSLR, por exemplo, por que isso não acontece.

Foto tirada e editada usando a ST200F (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Porém, para uma compacta de baixo custo, a ST200F é realmente muito boa, conseguindo capturar fotografias excelentes. As cores e a nitidez da imagem — dois pontos que pesam bastante para ver se a máquina consegue entregar resultados de qualidade — passaram com louvor no nosso teste!

O que isso quer dizer? Se você for comparar as imagens com fotografias feitas com outras câmeras na mesma faixa de preço, ou mesmo com fotos feitas com um celular, a Samsung ST200F vai apresentar resultados melhores do que a maior parte delas. Para o uso caseiro, isso é bem mais do que suficiente.

Conectividade social

Esse ponto conta bastante: a ST200F é totalmente adaptada para ser uma câmera express. Isto é, você não precisa de outros aparelhos para conseguir editar e compartilhar a sua fotografia; basta ter uma conexão Wi-Fi e é possível enviar fotos e vídeos para o Facebook, YouTube, email, Picassa, Photobucket e para o SkyDrive.

Imagem capturada e enviada diretamente pela câmera, sem fios e em alguns instantes. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Por não possuir uma tela de toque, pode ser demorado para digitar o login, a senha e os comentários para as fotos, mas isso não chega a ser um problema real, já que a praticidade de não precisar usar outro equipamento para postar a sua foto na internet compensa isso. Não é possível visualizar o resultado ou mesmo apagar a foto pela câmera, apenas enviar.

Conexão rápida sem fio

Se você quiser ter mais opções ainda para a sua câmera, que tal controlá-la pelo smartphone? Ou, se o objetivo for mostrar as imagens em tamanho grande, por que não mostrá-las na TV? Tudo isso a ST200F faz sem utilizar cabos, basta que os aparelhos estejam conectados à mesma rede.

É possível controlar a câmera usando o smartphone. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Para o smartphone, a fabricante desenvolveu dois aplicativos, disponíveis para o Android e iOS, o MobileLink, que permite o envio das fotos para o celular e o Remote Viewfinder, que permite que você controle a câmera de longe, usando o telefone ou tablet. Certamente essa é uma grande vantagem para quem gosta de manter os aparelhos sempre conectados com a menor quantidade de fios possível.

Filtros de edição na câmera

A ST200F possui filtros de alta qualidade integrados à câmera. Isso quer dizer que você pode bater a sua fotografia já com um dos diversos efeitos e compartilhar rapidamente nas redes sociais, sem precisar de outros aparelhos para editar e enviar.

Os filtros podem ser artísticos, como o efeito de desenho e pintura, ou podem ser mais práticos. Por exemplo, no modo pôr do sol, a câmera ajusta as cores para que a fotografia fique com tons mais quentes e, consequentemente, fique mais bonita.

Exemplos de edições que foram feitas na própria câmera. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Os efeitos podem ser aplicados na hora da captura ou posteriormente, em um editor integrado. Não é uma edição completa, porém dá para deixar a fotografia mais bonita antes mesmo dela sair da câmera para ser compartilhada.

Carregador integrado

Essa vantagem pode parecer pequena, mas é bem importante hoje em dia. A bateria não é carregada de maneira externa, você pode conectar um cabo USB na câmera para fazer isso. A melhor parte é que, se você já possui um aparelho móvel da Samsung, não precisa usar dois carregadores: a entrada é compatível com todos os gadgets da marca e você só precisa levar um cabo dentro da bolsa.

Reprovado

Peso e construção

Câmeras compactas, quando muito pequenas, como é o caso desta, costumam não ser muito confortáveis para segurar. Isso é percebido claramente com esse modelo: as arestas retas demais fazem com que o dedo de apoio não fique em uma boa posição e não existe um modo realmente eficiente para segurá-la.

Outro problema é o peso, que é bastante alto para uma máquina tão pequena. O corpo da ST200F é bem resistente, porém isso tem o seu lado negativo: você vai sentir na prática esse peso a mais quando colocar essa câmera na bolsa. Se o seu acabamento fosse de um material plástico, esse problema seria minimizado.

Defeito pode ser isolado, mas não deveria acontecer. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Apesar de ser uma câmera resistente, o seu acabamento não é dos melhores: como é possível notar na imagem acima, uma “rebarba” do material da câmera acabou sobrando para fora. Isso pode ser um problema isolado, mas acaba pesando como um fator negativo.

Dois aplicativos diferentes

As duas funções de conectividade com o smartphone são interessantes, porém o que não é legal é ter que instalar dois aplicativos distintos no celular para ter acesso a isso. Quem tem um aparelho com pouco espaço interno pode ter problemas e seria muito melhor se estes dois programinhas fossem juntados em um só.

Vale a pena?

Sim, apesar dos problemas, essa câmera vale bastante a pena. O seu preço está em uma faixa completamente acessível, uma média de aproximadamente 550 reais, variando para mais ou para menos, dependendo da loja.

Quem precisa de uma câmera ágil, com funções criativas e conectividade rápida vai amar a ST200F, mesmo sendo um pouco mais pesada do que deveria ser. Não é, definitivamente, uma câmera para quem deseja fotografar profissionalmente ou, pelo menos, tirar fotos para serem usadas fora dos álbuns de família e redes sociais. Para quem quer apenas registrar os momentos com os amigos, essa é uma ótima câmera, no entanto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.