O que é Head Tracking?

2 min de leitura
Imagem de: O que é Head Tracking?

Prepare-se! A guerra entre os consoles de videogame não vai acabar tão cedo e, felizmente, quem ganha com tudo isso é você. No disputado mercado de jogos eletrônicos, as inovações chegam tão rápido que é preciso ter fôlego para aquentar tantas novidades. Porém, você vai precisar malhar mais, pois fôlego será um dos requisitos para jogar os games que vêm por aí. Seu corpo está virando o console e movimentar-se será a peça chave para passar fases, detonar adversários, pilotar e se divertir.

Câmera+software=movimento

Uma das novidades que já chegaram ao mundo dos videogames é o Head Tracking. Em tradução livre isso quer dizer monitoramento da cabeça, já que head é cabeça e tracking monitoramento em inglês. Sua aplicação no mundo do entretenimento e dos games funciona da seguinte forma: uma câmera e um software monitoram os movimentos da sua cabeça. A partir de alguns cálculos, ambos conseguem saber se você está movimentando ou não a cabeça e, desta forma a movimentação é capturada pela câmera, interpretada pelo software e reproduzida na tela da sua televisão. Playstation Eye. Divulgação

Quem está investindo?

A Sony, fabricante do PS3 está investindo nesta tecnologia. O reconhecimento facial já é utilizado em outros produtos da empresa como em máquinas fotográficas com as tecnologias Face Detection e Smile Shutter.

Para o mundo dos games o PS3 já conta com uma câmera chamada Playstation Eye, uma versão melhorada da EyeToy. A Plastation Eye é a responsável por interpretar os movimentos do jogador ou das cartas nos games para este console.

Alguns títulos já suportam o Head Tracking como o The Eye of Judgement e Gran Turismo 5, além do novo projeto da empresa, apresentado na CEDEC 2009, chamado Vision Library.

Falando em Grand Turismo, a aplicação do Head Tracking no game será uma tentativa de aplicar uma forma imersiva de jogabilidade, pois é possível ter a visão do piloto do carro e olhar todo o cockpit movimentando apenas a cabeça.

Grand Turismo mais real.

Só nos consoles?

Se você já desanimou e pensa que o Head Tracking está disponível apenas nos consoles famosos se enganou. Muitos gamers estão utilizando uma forma, digamos, “caseira” para simular uma câmera que capta movimentos. Para jogos no computador, muitas pessoas estão utilizando o controle do Wii para dar mais realismo a jogos alucinantes como o Arma II, um simulador de guerra muito real e com a leitura de movimentos fica ainda mais interessante. Confira no vídeo abaixo como o pesquisador Johnny Chung Lee adapta o controle do Wii e reproduz imagens em 3D.

Já que tocamos no nome do Arma II, veja no vídeo a seguir como fica muito mais interessante e real se aventurar nas batalhas com o Head Tracking. No vídeo, o jogador utiliza uma câmera voltada à função de interpretar movimentos.

Ok! Monitoramento de movimentos não é nenhuma novidade, pois o Nintendo Wii já oferece isso e o Project Natal promete levar esta proposta ao extremo. Apesar destes fatos, uma coisa é certa. Se a Sony e desenvolvedores de games utilizarem mais esta tecnologia e, se por ventura ela ameaçar a Microsoft, mais lenha será colocada na fogueira do mercado de jogos eletrônicos e, felizmente, quem ganha somos nós, já que novidades cada vez mais quentes não param de chegar às prateleiras.

E você usuário? O que acha da guerra dos consoles e tecnologias? Será que somente o movimento de cabeça é o suficiente para atrair sua atenção frente às tecnologias de reconhecimento de todo o corpo? Deixe sua opinião e se tiver dúvidas, não deixe de visitar a sessão “Tira-dúvidas” do Baixaki.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.