Pesquisadores quebram recorde mundial de transmissão de dados em fibra óptica

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores quebram recorde mundial de transmissão de dados em fibra óptica

Pesquisadores da Telekom Innovation Laboratories (T-Labs) conseguiram atingir a velocidade de 512 gigabits por segundo, em pico de transmissão. A velocidade média ficou em “apenas” 400 Gigabits por segundo — o equivalente a 77 CDs de música enviados simultaneamente.

O mais impressionante é que a T-Labs conseguiu executar essa façanha em condições reais de uso, isto é, fora de um ambiente controlado de laboratório — onde essas condições são sempre ideais. O teste foi feito entre Berlin e Hanover, na Alemanha, cobrindo uma distância total de 734 km.

Outro fato interessante é que no teste foi utilizado apenas um canal de dados do cabo de fibra óptica. Caso fossem utilizados todos os 48 canais de transmissão, seria possível atingir a inimaginável velocidade de 24,6 terabits por segundo, ou seja, cerca de 3.696 CDs de música transmitidos simultaneamente através de  um cabo da grossura de um fio de cabelo.

Segundo a T-Labs, essa nova tecnologia pode ser aplicada facilmente nas centrais de transmissão, apenas substituindo alguns equipamentos nos terminais.

Já imaginou ter uma velocidade dessas para acessar a internet em sua casa?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.