Resumo das novidades da Microsoft durante a BUILD 2015 [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Resumo das novidades da Microsoft durante a BUILD 2015 [vídeo]

Entre os dias 28 de abril e 1º de maio de 2015, a Microsoft realizou a BUILD, evento anual da empresa para mostrar as novidades de seu ecossistema para os desenvolvedores. Apesar do foco técnico, várias das notícias divulgadas acabam interessando os consumidores finais, motivo pelo qual as apresentações também são acompanhadas por muitas pessoas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na edição de 2015 da BUILD, eram esperadas novidades sobre Windows 10, Microsoft HoloLens, Project Spartan, Office e outros produtos da companhia. Acompanhamos de perto todas as notícias desse grande evento e preparamos esse resumo reunindo as principais revelações da empresa. Logo abaixo, você pode conferir a nossa cobertura completa do evento.

Notícias sobre .NET, Windows Azure, Visual Studio e mais

A parte inicial do primeiro dia de apresentação foi marcada por temas mais técnicos e voltados para um público específico. A revelação do .NET Core 5 para Windows, Mac OS X e Linux foi uma das novidades desse momento. A Microsoft também mostrou algumas novas funcionalidades para o Windows Azure e seu sistema de banco de dados.

Mas o destaque vai mesmo para o Visual Studio, que ganhou um novo membro para a família: o Visual Studio Code, um editor de código multiplataforma, disponível para Mac OS X, Linux e Windows. A Microsoft também anunciou que o MS Office teria suporte a plugins que estenderiam as funcionalidades da suíte de escritório para outras plataformas.

Visual Studio Code: editor de códigos multiplataforma.

Windows 10

Mas o evento começou a ficar realmente interessante para os consumidores finais com as notícias sobre o Windows 10. Logo de cara, a Microsoft revelou que possui uma meta ousada para os próximos anos: alcançar a marca de 1 bilhão de usuários do Windows 10 em todas as plataformas.

Para conseguir isso, a companhia apresentou novas formas de trazer apps para a Windows Store e deu ainda mais detalhes sobre o funcionamento da plataforma de aplicativos universais. A notícia de que a loja de aplicativos teria suporte aos programas de desktop (x86) também agradou ao público.

A Microsoft espera alcançar a marca de 1 bilhão de usuários do Windows 10 nos próximos anos.

A demonstração do Continuum, recurso que permite transformar smartphones com Windows 10 em computadores, também chamou bastante atenção. Outras novidades do sistema operacional, como o Spotlight – recurso para a tela de bloqueio –, também merecem destaque.

Porém, a notícia que mais surpreendeu foi a revelação do nome oficial do Project Spartan. O Windows 10 terá como novo navegador o Microsoft Edge, programa que veio para substituir o Internet Explorer. Esse novo browser vai trazer nativamente a assistente pessoal Cortana, além de um avançado sistema para leitura, recursos para compartilhamento e suporte às extensões do Google Chrome e Mozilla Firefox. Apesar da mudança, a logo do Microsoft Edge ainda lembra um pouco o Internet Explorer.

Microsoft Edge: nome oficial do novo navegador do Windows 10.

Microsoft HoloLens

A última parte do primeiro dia de apresentação foi dedicada ao Microsoft HoloLens, o primeiro e mais avançado computador holográfico do mundo. Demonstrações de apps do Windows 10 rodando no produto surpreenderam o público e mostraram do que essa solução é capaz.

De acordo com a Microsoft, a arquitetura, a medicina, a educação e o entretenimento são apenas algumas das áreas que poderão ser favorecidas pelo uso do HoloLens. Infelizmente, não foi dessa vez que uma data de lançamento para esse computador holográfico foi divulgada.

Demonstração do Microsoft HoloLens e sua capacidade holográfica.

Outras novidades

O segundo dia de apresentação da BUILD 2015 contou com temas ainda mais técnicos. A Microsoft detalhou a sua plataforma de apps universais, comentou sobre extensões do GitHub e falou sobre temas como Internet das Coisas e inteligência artificial. O destaque vai para o robô capaz de calcular a idade das pessoas a partir de fotos, uma brincadeira que rendeu boas risadas.

Apesar do foco nos desenvolvedores, a BUILD 2015 apresentou várias novidades para os consumidores finais. A última boa notícia está relacionada à chegada do Windows 10 para PCs, o que deve acontecer durante o nosso período de inverno. Portanto, espere revelações sobre esse sistema operacional a partir do mês de junho.

Site calcula idade a partir de foto do usuário.

.....

E aí, caros leitores, o que acharam da edição 2015 da BUILD? Gostaram das novidades apresentadas pela Microsoft?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.