Windows 8.1 terá suporte a displays de alta definição

1 min de leitura
Imagem de: Windows 8.1 terá suporte a displays de alta definição

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A Microsoft anunciou um grande número de novidades durante o Build 2013, evento que marca o lançamento de grandes novidades para os sistemas operacionais e softwares da empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Uma das mudanças anunciadas para o Windows 8.1 tem a ver com a resolução da tela: por mais que muitas máquinas venham de fábrica com telas em altíssima resolução, a interface de usuário ficava muito pequena. O texto ficava difícil de ler e os botões de toque difíceis de acertar.

Agora, parece que a Microsoft finalmente vai resolver esse problema. O Windows 8.1 vai permitir a ampliação de até 200% dos elementos da interface de usuário — até o Windows 8 essa ampliação era limitada a 150%.

Essas mudanças vão afetar a Tela Iniciar e a área de trabalho do Windows 8.1, assim como os aplicativos first party. A Microsoft afirma que a mudança será gradual e, assim como já aconteceu nos dispositivos da Apple quando a empresa lançou as telas Retina, é preciso um tempo até que os desenvolvedores adaptem o suporte às altas resoluções em seus aplicativos.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O teclado virtual também será beneficiado pela nova tecnologia, porém os usuários não poderão alterar o seu tamanho. Quem fica responsável pelo escalonamento do teclado na tela é o fabricante do sistema, que poderá ajustá-lo conforme julgar necessário.

Para completar, uma mudança simples mas muito bem-vinda. Até agora, quem utilizava mais de um monitor com o Windows precisava trabalhar com a mesma escala de definição em todas as telas. Ou seja, imagine que você tenha dois monitores, sendo um de alta definição e outro comum.

Você aumenta a escala dos elementos na primeira tela para 150%, a fim de garantir mais conforto visual. O problema é que a segunda tela, que não é em alta definição, também passa a exibir a mesma escala, deixando com a interface de usuário absurdamente exagerada — e desconfortável.

A partir do Windows 8.1, será possível trabalhar com essa escala de interface independentemente, ou seja, você tem liberdade para ajustar os elementos como quiser.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.