Não deve ser surpresa para ninguém que o Brasil tem se tornado um dos países com maiores índices de uso de internet no mundo. E no caso das redes sociais, isso é ainda mais verdadeiro: só em 2013, nos tornamos o segundo país com maior uso do Facebook no mundo. E o mesmo vale para o Twitter, desde 2012, e o YouTube, desde 2014.

Se você acha que isso é uma boa notícia, avisamos que isso está se tornando um problema e tanto para empresas. Segundo uma pesquisa feita pela Desenvolvimento e Envolvimento Estratégico de Pessoas e Clientes, só neste ano os profissionais estão gastando, em média, 1 hora e 16 minutos por dia acessando a internet – o que, considerando uma carga horária de oito horas por dia, equivale a uma pessoa deixando de trabalhar por três dias a cada mês.

Parece um problema e tanto para as empresas, não é? E isso promete se tornar ainda mais complicado, no futuro. Se atualmente 22% do tempo que gastamos na internet atualmente é feito em redes sociais, o valor tende a crescer devido ao aumento na venda de tablets e smartphones no Brasil, de acordo com dados do Instituto IDC Brasil: só no último ano, tivemos um aumento de 157% na compra de tablets, além de um aumento de 123% na procura por celulares.