Mensageria Digital é o nome do serviço de emails proposto pelos Correios

1 min de leitura
Imagem de: Mensageria Digital é o nome do serviço de emails proposto pelos Correios

(Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock)

Os Correios pretendem lançar em meados de 2014, com o apoio do Governo Federal, um serviço nacional de comunicação por emails. Batizado de Mensageria Digital, a ferramenta propõe mensagens totalmente criptografadas e que preferencialmente devem ser enviadas para as contas de pessoas que também possuam cadastro no mesmo serviço – caso os textos sejam enviados para outros emails, as mensagens não serão mais criptografadas.

Apesar de ser considerado um rival dos serviços mais populares de email que já utilizamos (como o Google e o Hotmail), o conceito da Mensageria Digital é ser um meio mais seguro de comunicação. O projeto estava sendo estudado há meses pelos Correios, porém adquiriu maior força e rapidez com as recentes denúncias de espionagem dos Estados Unidos em contas de emails brasileiras.

Atualmente, os Correios estão analisando os modelos de negócios que podem ser aplicados no Mensageria – sem descartar a venda de publicidade para arcar com os gastos do serviço.

O Ministério das Comunicações declarou que os Correios trabalham no projeto da Mensageria Digital e que ele pode ser oferecido aos brasileiros como opção aos serviços similares norte-americanos. Por isso, as mensagens realizadas entre contas cadastradas na ferramenta serão criptografadas. Paulo Bernardo, ministro das Telecomunicações, declarou que o serviço poderá acabar com as espionagens ocorridas nos emails brasileiros. Não há data definida para o lançamento da plataforma.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.