Energia elétrica vai ficar mais cara em horário de pico

1 min de leitura
Imagem de: Energia elétrica vai ficar mais cara em horário de pico

(Fonte da imagem: Reprodução/3.BP)

Você acha que a sua conta de luz está muito alta? Se a sua resposta for sim, uma iniciativa do governo federal pode ajudar a resolver o seu problema. O plano consiste em um novo modelo de cobrança, chamado até agora de “tarifa branca”, que deve resultar em uma economia de até 45% , segundo o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, Edvaldo Alves de Santana.

O processo de funcionamento desta novidade é bastante simples: as empresas que repassam energia elétrica vão começar a cobrar um valor mais alto no horário de pico, que vai das 18 horas até às 21 horas. Neste meio tempo, o ideal é que você fique sem ligar aparelhos como a televisão ou o chuveiro.

Para que isso possa acontecer, é necessário que você entre em contato com a distribuidora de energia elétrica da sua região e peça para aderir à novidade. Com isso, o seu relógio contador vai ser trocado por um mais moderno — esse processo de trabalho pode chegar a demorar até 30 dias para ser realizado.

Só para o ano que vem

Ao contrário do que muita gente pode pensar, esta iniciativa não é algo tão novo assim. Ela já havia sido aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica em 2011. Apesar disso, ainda é necessário que alguns ajustes aconteçam, como a aprovação de subsídios para a implementação da “tarifa branca” e a criação de um regulamento.

Para debater todos estes detalhes, é muito provável que a Agência leve o assunto para consultoria pública, em um prazo que vai de 8 de maio ao dia 8 de agosto. Dessa forma, o novo modelo de cobrança deve começar a valer somente no mês de agosto de 2014.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.