Resumão: o que esperar da BGS 2016, maior feira de games da América Latina

7 min de leitura
Imagem de: Resumão: o que esperar da BGS 2016, maior feira de games da América Latina

Num piscar de olhos, mais um ano se passou. Tudo que é bom dura pouco, e assim é a Brasil Game Show, o maior evento de games da América Latina: intensa, rápida e cheia de novidades para o público brasileiro. A feira alcança, este ano, sua nona edição, e o TecMundo Games estará, mais uma vez, presente em peso para a cobertura completa desse “fervo” tão amado por todos. Nós já fizemos uma postagem compilando as publicações sobre a BGS 2016 até aqui.

A organização reservou belas atrações para 2016. Além do line-up de jogos, teremos concursos de cosplayers, presença de youtubers, Arena Arcade com “velharias” das boas, área de jogos indies, campeonatos e inúmeras outras atrações. Lojas com ofertas especiais também vão dar as caras novamente, como Saraiva, Americanas e afins.

As gigantes da indústria prometem mostrar os jogos mais aguardados de seus portfólios. Sony, Microsoft, Ubisoft, Warner, EA, Capcom, entre outras, já estão confirmadíssimas na feira, e os visitantes terão a oportunidade de conferir, bem de pertinho, as promessas que estão por vir. Como essa é, em suma, a melhor parte do evento, bora começar com um resumo dos jogos mais quentes que estarão na BGS 2016?

A BGS 2016 será maior que a edição do ano passado - inclusive será em outro lugar

Sony: os jogos mais quentes do estande

A marca PlayStation terá mais de 100 estações com títulos inéditos na feira. Além dos jogos exclusivos da família PlayStation, inclusive alguns já lançados, games third-party estarão disponíveis. Confira:

  • Horizon Zero Dawn (jogável)
  • Gran Turismo Sport (jogável)
  • Final Fantasy XV (jogável)
  • Gravity Rush (jogável)

Horizon: Zero Dawn será uma das grandes atrações da Sony

  • Call of Duty: Infinity Warfare (disponível somente no dia 2, sexta, às 15h)
  • PES 2017 (jogável)
  • Dragon Ball Xenoverse 2 (jogável)
  • No Man’s Sky (jogável)
  • Uncharted 4: A Thief’s End (jogável)
  • Ratchet & Clank (jogável)
  • Bound (jogável)
  • The Last Guardian (apresentação)
  • Detroit: Become Human (apresentação)

Detroit: Become Human é a nova proposta da Quantic Dream

Microsoft: os jogos mais quentes do estande

A marca Xbox, comandada por Phil Spencer, também traz títulos de ponta para a BGS 2016:

  • Gears of War 4 (jogável)
  • Forza Horizon 3 (jogável)
  • Recore (jogável)

ReCore tem o toque de talentos que trabalharam em Metroid Prime

  • Minecraft: Story Mode (jogável)
  • Killer Instinct (jogável)
  • Títulos third-party (assim como no estande da Sony) a serem confirmados

Ubisoft: variedade no line-up

A Ubisoft tem um planejamento traçado para atender a todos os gostos dos jogadores com um line-up variado, que inclui shooter em terceira pessoa, RPG, dança, combate cadenciado e até esqui em mundo aberto. Os títulos da gigante na BGS 2016 são os seguintes:

  • For Honor (jogável)
  • Just Dance 2017 (jogável)
  • Steep (jogável)
  • Rainbow 6 Siege (jogável)

For Honor: uma das maiores promessas da Ubisoft para o começo de 2017

  • Ghost Recon: Wildlands (apresentação)
  • Watch Dogs 2 (apresentação)
  • South Park: A Fenda que Abunda Força (apresentação)

Warner: Batman em realidade virtual!

A sensação de estar na pele do morcegão em realidade poderá ser experimentada com Batman Arkham VR, anunciado durante a conferência da Sony pré-E3 2016. Além dele, os visitantes poderão testar novidades de LEGO Worlds.

Estar na pele do Cavaleiro das Trevas nunca foi tão realista

Capcom: Resident Evil 7!

Os visitantes da nona edição da Brasil Game Show poderão conferir Resident Evil 7 em um espaço dedicado no estande da Warner Bros. Interactive Entertainment. O jogo só chega em janeiro de 2017!

Além disso, novidades sobre o modo história de Street Fighter 5 poderão ser conferidas pelos fãs.

Resident Evil 7 estará com uma build fresquinha na BGS 2016

EA: FIFA 2017

Os futebolistas de plantão certamente não vão perder a oportunidade de tirar uma pelada no novo FIFA. Por enquanto, essa é única confirmação 100% da EA. Os badalados Battlefield 1 e Titanfall 2 ainda não estão confirmados.

FIFA 17 trará uma série de melhorias em física e mais

CD Projekt Red: Gwent na vida real!

Os fãs de The Witcher 3 (ou seja, todos nós) terão a chance de testar o Gwent, jogo de cartas da série, e se inscrever para a versão Beta, além de assistir a partidas entre jornalistas de games e participar de sorteios de jogos. Em mais de 30 estações de um estande que passa dos 300 metros quadrados, o público poderá sentir o card game totalmente traduzido para o português brasileiro e dar o feedback sobre localização, arte, animação, experiência de jogo etc. Esse é mais um reflexo de que a desenvolvedora polonesa acredita em nosso país e segue investindo por aqui.

Gwent, finalmente, será um card game autônomo!

Indies, força do mercado brasileiro e realidade virtual/aumentada

Nesta edição da BGS, o espaço dedicado a estúdios independentes cresce 300% e traz games nacionais com realidade aumentada, realidade virtual e até hardware brasileiro. Desde a 7ª edição da BGS, em 2014, a feira tem sido forte aliada dos desenvolvedores independentes de jogos, abrindo espaço para que apresentem suas produções a um público superior a 300 mil pessoas.

Em 2014, sete indies tiveram a oportunidade de figurar ao lado dos maiores publishers mundiais. Em 2015, a área cresceu e já contou com a participação de 36. Para este ano, o Pavilhão Indie será 300% maior e contará com 108 estandes.

Uma iniciativa da Brasil Game Show em parceria com a Globo vai promover ainda mais o mercado nacional de desenvolvimento de games: um evento que acontecerá em uma casa de vidro montada na BGS e desafiará dez equipes, com três estudantes cada, a criarem um jogo em 48 horas seguidas (das 16h do dia 01/09 às 16h do dia 3/9) e com um tema surpresa que será revelado apenas na feira.

Área Indie da BGS: destaques e força do nosso mercado

Cenário do eSports: campeonatos inéditos, programa de sócio torcedor da paiN Gaming e mais

Com competições inéditas e premiação total de R$ 90 mil, a Brasil Game Cup chega à sua terceira e maior edição na BGS 2016. O campeonato de esportes eletrônicos terá grandes finais no evento, com torneios de Dota 2, Clash Royale (o primeiro torneio oficial do game mobile no Brasil), Counter-Strike: Global Offensive e mais.

Além disso, a paiN Gaming anunciará um lançamento grande por lá na quinta-feira, dia 1: um programa Sócio Torcedor dos eSports, iniciativa inédita por aqui (e no mundo, de acordo com a organização). Estaremos lá para conferir preços e outros detalhes de perto.

O cenário de eSports terá grandes novidades na BGS 2016

Produtores internacionais de games

Produtores internacionais de games como Final Fantasy, For Honor e Steep estarão presentes na feira para conversar com jornalistas e fãs e distribuírem autógrafos.

Cosplays, lojas com preços especiais e mais

Nova atração no evento, a Cosplay Zone Kinoplex conta com infraestrutura voltada especialmente para atender às necessidades do público. O espaço será todo personalizado pelo Kinoplex com imagens de clássicos do cinema, como Avatar e E.T. Os concursos de cosplay acontecerão em palco com iluminação especial e DJ, que animará os desfiles com trilhas sonoras especiais. As melhores caracterizações ganharão o Passaporte Kinoplex, que dá direito a um ano de cinema grátis.

Os cosplays das edições anteriores mandaram muito 

Estreia da rede Cinemark no evento

A rede de cinemas patrocinará a Brasil Game Cup e premiará os vencedores da competição com mais de 200 ingressos e uma sessão em sala fechada para 250 convidados. Além da grande premiação que a Cinemark distribuirá na BGC, a rede levará para o evento sua tradicional pipoca e seu popcorn truck, onde, além de baldes de pipoca, estarão à venda refrigerantes, água, chocolates M&M´s e balas Fini.

“Queremos nos conectar cada vez mais com o mundo dos eSports e acreditamos que estar na BGS é uma grande oportunidade para falar diretamente com esse público. Percebemos que a relação entre games e cinema está mais estreita a cada ano e queremos proporcionar aos fãs dos jogos uma experiência única com a marca fora das salas de cinema” ressalta Bettina Boklis, diretora de Marketing da Cinemark.

Cinemark: primeira vez numa BGS

Nós estaremos lá – conversem conosco pessoalmente!

O TecMundo Games estará, mais uma vez, presente em peso para a cobertura completa do maior evento de games da América Latina. Estaremos em nada menos que oito pessoas: os redatores Leonardo Rocha, Bruno Micali, Vinícius Munhoz e Douglas Vieira; nossos queridos apresentadores Gabriel Soto Bello e Guilherme Sarda; os cinegrafistas/editores de vídeo Danilo Boros e Rodrigo Vana.

Quando avistarem a gente lá no meio daquele formigueiro, não hesitem em nos abordar, conversar conosco sobre jogos, hambúrgueres, sobre a vida ou qualquer coisa. Será uma honra trocar ideias com os leitores que inspiram nosso trabalho dia a dia e dizer um “muito obrigado” pessoalmente.

Equipe de 2015: em cima, da esquerda para a direita, os apresentadores Gabriel Soto Bello, Guilherme Sarda e o cinegrafista Danilo Boros; embaixo, da esquerda para a direita, os redatores Bruno Micali, Ruan Segretti (que não está conosco este ano) e Douglas Vieira

Ainda não comprou ingressos? Então corra!

Os interessados em conferir as novidades da Brasil Game Show 2016 devem garantir seus ingressos em www.brasilgameshow.com.br. Restam menos de 5% de ingressos disponíveis para sábado, 03/09. Todos os ingressos podem ser parcelados em até 6x sem juros, com parcela mínima de R$ 30.

O evento ocorre dos dias 1 a 5 de setembro no São Paulo Expo, maior e mais moderno centro de exposições do Brasil, localizado na capital paulista. Conte para nós suas expectativas para a BGS 2016 na seção destinada aos comentários, logo adiante.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.