Mais rapidez e estabilidade: Bluetooth 4.1 é anunciado

1 min de leitura
Imagem de: Mais rapidez e estabilidade: Bluetooth 4.1 é anunciado

Conexão mais estável é uma das promessas. (Fonte da imagem: Reprodução/Papeldeparede.etc)

O Bluetooth Special Interest Group (SIG) anunciou nesta semana a versão padrão 4.1 de seu sistema de comunicação wireless. A atualização desta popular forma de transferência de dados tem a intenção de deixar as conexões mais rápidas e estáveis.

A partir de um novo mecanismo de armazenamento de informações, dispositivos Bluetooth vão conseguir agora “se lembrar” do perfil de uma determinada rede – o que deverá evitar a perda constante de sinal e melhorar ainda a velocidade de início das conexões.

Entre as implementações feitas no novo sistema Bluetooth, destacam-se as seguintes:

  • Otimização de usabilidade: a experiência “plug and play” deverá ser plenamente provada pelos usuários. Uma prestação eficiente de serviços é prometida através da adição de vários recursos compatíveis com as mais populares tecnologias de celular do mercado;
  • Novas possibilidades a desenvolvedores: mais flexibilidade à criação de dispositivos que usam o sinal Bluetooth poderá ser experimentada – topologias dual-mode e link-layer são algumas das formas de apresentações de rede abarcadas pela atualização;
  • Canais eficientes de comunicação: as bases são estabelecidas por IPs, o que permite a configuração de canais de comunicação dedicados.

CoDs para acessórios vestíveis poderão contar com o Bluetooth 4.1 (Fonte da imagem: Reprodução/TheVerge)

Além desta novidade, e também de acordo com a Broadcom, existe a possibilidade de desenvolvimento futuro de um revolucionário SoC (system-on-chip). O BCM20736 poderá combinar, em uma única placa de silício, um processador ARM e um dispositivo Bluetooth. A ideia é oferecer um suporte adequado à criação de acessórios vestíveis – tais como smartwatches e óculos inteligentes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.