Mais rápido e com maior alcance, Bluetooth 5 chega até final do ano

1 min de leitura
Imagem de: Mais rápido e com maior alcance, Bluetooth 5 chega até final do ano

A especificação Bluetooth 5 está mais perto do que a gente imagina. O novo protocolo da tecnologia sem fio chegará aos mais diversos tipos de dispositivos até o final deste ano, de acordo com o PC World, com alcance quatro vezes maior e velocidade duas vezes mais rápida que o Bluetooth 4.2

O raio da versão 5 pode atingir impressionantes 400 metros. Ou seja, se você sonha em controlar uma caixa de som a partir do seu smartphone naquele sítio enorme, poderá fazer isso no futuro próximo. Será possível parear periféricos sem que eles sejam sequer vistos. Claro que essa distância tem, por base, um campo aberto, livre de obstáculos. Num parâmetro mais realista, o alcance gira em torno dos 100 a 200 metros.

A taxa de transferência de dados terá o dobro daquilo que a versão 4.2 atinge. Estamos falando em 2 Mbps, de acordo com Chuck Sabin, diretor de estratégia de negócios para o Bluetooth-Special Interest Group, órgão que define os padrões da tecnologia. Segundo o executivo, os aparelhos compatíveis com o Bluetooth 5 aderem rapidamente à tecnologia tão logo ela seja lançada.

Outros recursos da novidade incluem mais riqueza no envio de dados, incluindo informações sobre localização, URLs e até mesmo arquivos multimídia

Portanto, se o Bluetooth 5 realmente chegar até o final deste ano, é possível que, no começo de 2017, os primeiros periféricos certificados com a tecnologia sem fio deem as caras. Outros recursos da novidade incluem mais riqueza no envio de dados, incluindo informações sobre localização, URLs e até mesmo arquivos multimídia.

Os veículos autônomos poderão tirar bom proveito do Bluetooth 5

Outro cenário imaginável que usufrui dos benefícios do Bluetooth 5 é o dos veículos autônomos. Como esses carros precisam se comunicar com uma série de sensores para que funcionem plenamente, a transmissão mais rápida de dados poderia assegurar estabilidade a toda a parte computacional.

Em que contextos você imagina o Bluetooth 5? E qual deve ser a faixa de preço dos dispositivos com a tecnologia num primeiro momento, especialmente no Brasil? Palpite na seção destinada aos comentários, logo adiante.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.