Análise: fone Bluetooth Plantronics Voyager Legend UC

5 min de leitura
Imagem de: Análise: fone Bluetooth Plantronics Voyager Legend UC

Desenvolvido pela Plantronics, o Voyager Legend UC é um fone de ouvido Bluetooth voltado a quem procura comodidade e versatilidade nos produtos que utiliza. Usando como base o modelo Voyager Legend, o dispositivo se diferencia por permitir realizar a conexão tanto com dispositivos móveis quanto com o PC.

Por se tratar de um acessório com sistema de som mono, o produto tem como principal pessoas pertencentes ao mercado corporativo que procuram uma solução de comunicação prática e discreta. Assim, o produto não deve ser considerado um fone de ouvido voltado ao consumo de conteúdos multimídia, mas sim um complemento a comunicadores como o Skype e o Avaya.

Nesta análise, testamos o modelo B235, que se conecta a qualquer dispositivo Bluetooth e pode ser usado em máquinas com os sistemas Windows e Mac OS X. Também é possível encontrar no mercado a variação BS35-M, que se diferencia por possuir uma certificação oficial da Microsoft e

Especificações

  • Compatível com PCs, smartphones e tablets
  • Sistemas: Windows ou Mac OS X
  • Tempo de conversa: 7 horas, até 11 dias em espera
  • Criptografia digital de 128 bits
  • Peso: 18 gramas
  • Frequência wireless: Bluetooth v.30 + EDR
  • Performance de áudio: até 6.800 Hz, cancelamento de ruídos, A2DP
  • Proteção de reprodução: SoundGuard que protege contra ruídos acima de 118 dB
  • Atendimento automático de ligações
  • Suporte a conexões com múltiplos dispositivos
  • Comandos de voz
  • Sistema WindSmart com três camadas de proteção contra a ação do vento

O que vem na caixa

Ao se deparar com a caixa do Voyager Legend UC, é difícil não ficar com a impressão de que estamos lidando com um fone de ouvido de grandes dimensões. Essa sensação passa rapidamente, e basta abrir a embalagem para descobrir que o espaço utilizado pela fabricante é na verdade usado para acompanhar os diversos acessórios que acompanham o dispositivo.

Além de uma caixa de proteção com espaço para o fone e para o conector USB que o acompanha (e que também serve como base de recarga), você também encontra um suporte com conexão USB para a recarga do aparelho. O consumidor também encontra diversas tamanhos de proteções auriculares de silicone, um cabo micro USB e três opções de adaptadores de tomada.

Design

Seguindo a tradição de fones de ouvido Bluetooth com sistema mono, o Voyager Legend UC possui um design minimalista e um tamanho reduzido. O produto se encaixa na orelha esquerda de seu usuário de maneira confortável, graças a uma alça ligeiramente móvel e um acabamento emborrachado — ao mesmo tempo em que o dispositivo fica preso de maneira firme, ele não incomoda em nenhum momento.

Em sua traseira, o acessório concentra o controlador de volume de entrada de áudio e o botão responsável por ligá-lo e desligá-lo. Além disso, há um indicador de LED que mostra se o aparelho está em funcionamento e um pequeno medidor relacionado à quantidade de bateria disponível no momento.

Na base do microfone, você encontra o botão responsável por atender ligações e realizar o pareamento do Voyager Legend UC a diversos dispositivos. Por fim, um pequeno botão batizado de “Voice” permite deixar o microfone no mudo e acionar os comandos de voz presentes no gadget.

A maneira como os comandos do fone de ouvido são apresentados torna fácil se acostumar com seu funcionamento. Muito disso se deve à baixa quantidade de botões de controle, cujas funções podem ser acessadas rapidamente mediante diferentes tempos de pressionamento — processo que pode parecer confuso no momento, mas logo se prova intuitivo após certo tempo de uso.

Desempenho

Testamos o Voyager Legend UC pareado tanto com um computador com o sistema Windows 8.1 quanto com um smartphone Android (o Xperia Z2 nacional com a versão 4.4.2 do sistema operacional) e ficamos bastante satisfeitos com o desempenho do fone. Seja para receber ou efetuar ligações, o dispositivo se provou uma opção confortável e que apresentou uma qualidade de áudio respeitável.

Para isso, bastou instalar o software Plantronics Spokes, responsável pelo gerenciamento de ligações feitas para múltiplas fontes. O aplicativo também adiciona um indicador de bateria à área de notificação do sistema operacional e indica se você está usando o dispositivo junto a um dispositivo mobile ou a um comunicador instantâneo instalado em sua máquina — como o Skype, por exemplo.

Embora não tenha a qualidade de um microfone profissional, o Voyager Legend UC se mostrou uma ótima solução tanto para falar ao telefone quanto para participar de conversas por voz. Especialmente em ambientes internos, o dispositivo apresenta um desempenho muito bom, captando a voz do usuário sem que ele precise aumentar o tom de sua fala.

A única reclamação que temos em relação ao produto é o fato de o design de seu microfone não ser muito amigável a ambientes com muito vento. Nesses casos, mesmo a tecnologia WindSmart se prova incapaz de filtrar totalmente ruídos externos, o que pode resultar em uma ligação com qualidade problemática.

Fora essa situação isolada, o Voyager Legend UC se provou um dispositivo bastante versátil e com uma ótima qualidade de recepção. A principal qualidade do aparelho sem dúvida é a capacidade de trabalhar com vários eletrônicos de forma simultânea, o que o torna bastante prático — ao sair da frente do computador, por exemplo, não é preciso pareá-lo novamente para passar a utilizá-lo em parceria com seu smartphone.

A bateria do dispositivo também se provou um ponto positivo, tendo resistido a alguns dias de uso sem a necessidade de uma recarga. Embora as 7 horas divulgadas pela fabricante pareçam pouco em um primeiro momento, elas se mostram mais do que suficientes para a maioria dos contextos de trabalho — e a praticidade do suporte de recarga permite realizar a recarga do acessório de maneira fácil em praticamente qualquer ambiente com uma tomada ou entrada USB à disposição.

Vale a pena?

O Voyager Legend UC da Plantronics definitivamente é um produto feito para um público bastante específico, tanto por suas características quanto por seu preço. Relativamente difícil de encontrar no Brasil, o produto é vendido por preços que variam entre R$ 450 e R$ 700, valor que se prova um tanto alto para quem possui um orçamento limitado.

Caso você decida fazer o investimento necessário, dificilmente vai se decepcionar. Como um produto focado essencialmente na comunicação, o acessório não decepciona em nenhum momento, se provando ao mesmo tempo confortável de usar e competente na realização de suas funções — e a possibilidade de pareá-lo simultaneamente a diversos dispositivos é uma característica que merece ser destacada.

Mesmo falhando em alguns momentos quando usado em ambientes com muito vento, o Voyager Legend UC dificilmente vai decepcioná-lo. Profissionais interessados em uma forma completa de comunicação devem dar uma chance ao aparelho, embora quem procure por opções mais voltadas ao consumo de conteúdos multimídia provavelmente não vá ver muitos motivos para investir no acessório.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.