Discos Blu-ray com suporte à tecnologia 4K chegarão ao mercado em breve

1 min de leitura
Imagem de: Discos Blu-ray com suporte à tecnologia 4K chegarão ao mercado em breve
Imagem: BDA

Está pensando em abrir mão das mídias físicas quando o assunto é reproduzir filmes e séries? Então é bom pensar duas vezes, pois a Associação do disco Blu-ray (BDA na sigla em inglês) anunciou que está trabalhando em um novo formato do disco compatível com a resolução 4K.

De acordo com as informações divulgadas, a mídia em questão vai oferecer conteúdo em resolução 3840x2160 ou superior, além de uma gama de cores ampliada, permitindo também conteúdos gravados em HDR (High Dynamic Range) com uma alta taxa de quadros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“As capacidades técnicas do novo disco Blu-ray, em particular a sua capacidade significativa de armazenamento e as elevadas taxas de transferência de dados, permitirão a entrega de uma experiência sem paralelo em UHD, consistente e reproduzível”, disse Victor Matsuda, do comitê de promoção do BDA, complementando com a informação de que esse é um esforço conjunto de várias empresas líderes mundiais dos eletrônicos de consumo, TI e indústrias de conteúdo.

Outro detalhe mencionado é que o licenciamento para esse formato está agendado para começar no terceiro trimestre, enquanto aparelhos capazes de trabalhar com esse tipo de mídia (e a já existente) estão programados para chegar ao mercado no final do ano.

Outros recursos

Também foi mencionado que a novidade vai oferecer suporte a formatos de som similares aos vistos no Dolby Atmos e DTS:X e uma “ponte digital” que promete dar aos consumidores a possibilidade de ver os conteúdos presentes no disco em diferentes dispositivos espalhados pela casa.

Outro detalhe divulgado é que esse disco é capaz de guardar 66 GB de informação nas mídias dual-layer e 100 GB naquelas que são triple-layer. Vale mencionar, no formato atual esses números são de 25 GB e 50 GB para os discos single e dual-layer, respectivamente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.