Comprou um Blu-ray? Saiba por que você terá que comprar outro em breve

5 min de leitura
Imagem de: Comprou um Blu-ray? Saiba por que você terá que comprar outro em breve

O Blu-ray, sucessor do DVD, teve que encarar uma batalha ferrenha pela aceitação do mercado contra o formato HD DVD antes mesmo de começar a ser comercializado. Nessa disputa, a tecnologia do “raio azul” venceu com folga e sepultou a concorrente.

Depois de certa desconfiança dos usuários, principalmente em relação ao custo-benefício da nova mídia, o Blu-ray começa a ganhar proporções maiores de venda e aceitação do público em geral no ano de 2009. As capas azuis de filmes e games começam a invadir as lojas e locadoras nos quatro cantos do mundo.

Mas como na área tecnológica nada é “a sensação do momento” por muito tempo, no mesmo ano em que esta tecnologia expande suas vendas, dois novos formatos – o Blu-ray 3D e o Blu-ray BDXL – foram anunciados como seus potenciais substitutos. Os discos de Blu-ray estariam fadados à extinção? E quem acabou de comprar um player deste formato, fez um investimento em vão?

Blu-ray, o sucessor do DVD.

Blu-ray, uma mídia ultrapassada?

O Blu-ray é um formato de mídia ótica desenvolvido por empresas ligadas à Sony, para o armazenamento de vídeos de alta resolução e dados com alta densidade. Seus discos possuem 12 centímetros de diâmetro (mesmo tamanho que o CD e o DVD), com capacidade de 25 e 50 GB em suas versões com camada simples e dupla, respectivamente.

Este tipo de mídia consegue resguardar cerca de quatro horas de filmagem Full HD (1080p) sem perdas significativas. A ideia para a criação desta tecnologia surgiu em 1998, mas ela só ganhou o mercado em 2008. Em se tratando de comercialização de grande escala, o Blu-ray só atingiu esse patamar no ano de 2009. Conheça mais detalhes lendo o artigo “O que é Blu-ray?”.

O raio azul já está defasado.

Na metade de 2010, os aparelhos que leem BDXL – formato que deve assumir o posto de mídia ótica com maior espaço de armazenamento – já despontam como lançamentos entre os veículos de comunicação sobre tecnologia. O que para muitos ainda nem se faz presente como recurso de entretenimento parece estar fadado a cair em desuso.

IMAGENS INVADINDO SUA CASA

No dia 17 de dezembro de 2009, a Blu-ray Disc Association (BDA) anunciou que a definição dos parâmetros para a padronização do Blu-ray em relação ao suporte para a tecnologia 3D estava em fase final (confira mais informações em “Blu-ray 3D: as três dimensões invadem a sua casa”). Uma das notícias mais esperadas pelos cinéfilos nos últimos anos. Já pensou como seria bacana sentir a mesma sensação de ir ao cinema e “entrar” nos filmes sem levantar da poltrona?

Tenha uma experiência muito mais realista ao utilizar o Blu-ray.

No mundo dos games esta tecnologia tem outro grande aliado: o PlayStation 3. O console da Sony tem total compatibilidade com a reprodução de imagens em três dimensões. Por enquanto só é possível reproduzir jogos nessa perspectiva (como o Wipeout HD e o Stardust HD), caso você possua uma televisão 3D.

O PS3 ainda não reproduz filmes com este padrão. Entretanto, nada impede que uma simples atualização de firmware possibilite que você no futuro usufrua do video game para transportar a qualidade e experiência dos cinemas para dentro da sua sala. Os gamers e amantes de filmes esperam ansiosos pela habilitação de mais este recurso.

PS3 suporta reprodução em 3D.

Divulgação/Sony

MUITO MAIS ESPAÇO E NOVAS UTILIDADES

O que você guardaria em um disco que oferecesse até 128 GB de espaço? Você pode até ter pensado que esse valor é uma mera suposição, mas já existe um formato desenvolvido a partir do Blu-ray que o suporta: é o BDXL.

O modelo desta mídia com três camadas poderá ser regravado e terá 100 GB. Por sua vez, a versão com quatro camadas terá essa taxa de armazenamento aumentada para 128 GB, porém não conseguirá ser gravado mais de uma vez. O foco deste novo tipo de disco é aumentar o poder de armazenamento do usuário. Radiodifusoras, empresas de imagens médicas e organizações cinematográficas são alguns dos segmentos que devem tirar muito proveito da novidade.

O novo formato deve ser muito utilizado para backups.

O BDXL deve se tornar uma ferramenta de grande utilidade para a criação de backups. Em um único disco você poderá resguardar dados por um bom tempo. Pensando bem, os equipamentos para gravação e leitura desse tipo de mídia devem demorar a iniciar suas vendas, não é mesmo? É aí que você se engana!

No Japão o disco VR-100BR1 da Sharp, o qual pode arquivar até 12 horas de transmissões DTV (sinal de Televisão Digital), começou a ser comercializado pelo valor de US$ 60. Outras empresas, como a TDK, já anunciaram que pretendem inserir no mercado seus modelos até o final de setembro de 2010.

Os japoneses ainda devem ter até o mês que vem em suas prateleiras três versões de gravadores de BDXL da Panasonic. A linha DMR-BWT conta com leitura de arquivos em três dimensões e discos rígidos de 500 GB, 1 e 2 TB. Essa capacidade reforça ainda mais a proposta de utilizar essa tecnologia para o backup de dados com alta densidade feita pela Blu-ray Disc Association.

Está na hora de trocar meu aparelho de Blu-ray?

Menos de um ano atrás a pergunta era: vale a pena comprar um Blu-ray? (como você pode conferir no texto indicado). Um consenso para tal questionamento nem foi alcançado e já temos novas indagações pulsando em nossas mentes. Devo comprar um player de Blu-ray agora? Ou seria melhor esperar o lançamento de aparelhos compatíveis com os novos formatos 3D e BDXL?

Para começar a refletir sobre o assunto, é importante ter em mente que esta tecnologia ainda nem atingiu as camadas da população com menor renda. Ainda é comum, inclusive aqui no Brasil, encontrar pessoas que estão adquirindo seu player de DVD. Isso significa que o Blu-ray não alcançou a máxima de vendas que seu potencial tecnológico possui.

Pense bem antes de gastar seu dinheiro.A esperança de que os aparelhos atuais de Blu-ray suportem os padrões do 3D e BDXL é nula. É fato que esses equipamentos terão que ser substituídos. Porém, antes de sair correndo para a loja em que você acabou de comprar um player de “raio azul” e pedir o dinheiro de volta, analise com que finalidade ele foi adquirido.

Se sua intenção é ter a melhor experiência possível ao assistir a filmes, tenha um pouco de paciência e espere mais novidades das fabricantes. Lembre-se: você também precisará de uma televisão 3D, portanto, avalie bem o impacto que isso terá na sua renda.

Um combo de alta definição é o apresentado no artigo “Samsung mostra seu verdadeiro 3D Blu-ray player portátil e a maior LED 3DTV já lançada”. Comece a juntar seus trocos desde agora! Uma alternativa nesse sentido é o PlayStation 3, o qual é compatível com Blu-ray 3D e já possui alguns títulos de games lançados com tal padrão.

Por outro lado, caso você queira apenas curtir seus atores favoritos com uma resolução melhor na tela da sua TV de LCD Full HD, por exemplo, a compra de um player de Blu-ray comum é válida. Vale salientar que não pretendemos induzir a compra de determinado aparelho, e sim informá-lo para que você tenha argumentos no momento de tomar decisões e gastar seu dinheiro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.