Novos Eletrônicos: nova linha Sony Bravia com LED 3D

3 min de leitura
Imagem de: Novos Eletrônicos: nova linha Sony Bravia com LED 3D

Ir ao cinema só para assistir a filmes em 3D logo não será mais necessário, em agosto chega ao Brasil a nova linha de televisores Bravia da Sony. Além de modelos LED Full HD com imagens tridimensionais, a linha conta com acesso wireless à internet, conversor de TV digital integrado e sensor de presença que ajusta a imagem de acordo com os telespectadores.

A Sony anunciou para as TVs para a mesma época que seu console Playstation 3 receberá atualizações a fim de rodar filmes e jogos em 3D. Saiba mais sobre as novidades e reserve o espaço na sala de casa para os novos televisores da Sony.

Sony Bravia LED Full HD 3D.

Linha Bravia 2010/2011

Junto da nova gama de produtos, acessórios e sistemas com suporte para imagens em três dimensões, a Sony divulgou a linha Bravia 2010/2011. Ao todo são 25 modelos diferentes que chegam ao mercado brasileiro em agosto deste ano, sendo 21 deles Full HD e 2 o cobiçado Full HD com suporte para a tecnologia 3D.

O LED é a grande estrela da vez, presente em 15 dos modelos e inclusive nos compatíveis com a tecnologia 3D. Os demais contam com tela de LCD e retroiluminação comum, considerados mais econômicos. O mais acessível deles conta com resolução HD e deve custar R$ 1.599 no Brasil.

Mesmo com uma gama variada, todos os aparelhos da linha contam com acesso Wi-Fi à internet e conversor digital. A recepção em alta definição exige uma conexão banda larga de, no mínimo, 2,25 Mb/s. Segundo Luciano Bottura, gerente de produto da linha no Brasil, a Sony firmou parceria com diversos provedores como UOL, SBT, IG, YouTube, Flikr, Twitter, Crackle, My Play, Sony Pictures e Yahoo entre outros.

Que venha o 3D

Não é preciso dizer que o grande destaque da linha é o modelo XBR-LX905, primeiro televisor 3D da marca no Brasil. Será lançado em duas versões: 52 e 60 polegadas, ainda sem preço estimado para o mercado brasileiro. Acompanham o aparelho dois pares de óculos de cristal líquido, necessários para a visualização em perspectiva.

Para proporcionar imagens Full HD em 3D, o aparelho utiliza uma alta taxa de quadros por segundo. As imagens do olho esquerdo e direito são intercaladas na tela do aparelho a 240 Hz, garantindo a fluidez das imagens em 3D. Os óculos especiais se encarregam da sincronização das imagens, ou seja, o efeito 3D não é possível sem o acessório.

O modelo 3D anunciado pela Sony conta com o “Intelligent People Sensor”, uma câmera integrada na base do aparelho. Através do reconhecimento de faces, a TV detecta o posicionamento dos espectadores e realiza ajustes de som e imagem para aprimorar a experiência. Também pode reduzir a luminosidade ao detectar que ninguém está assistindo ou exibir um alerta às crianças caso não mantenham a distância mínima de um metro do aparelho.

Copa do Mundo em 3D

Ótima notícia para os amantes de futebol: uma parceria firmada entre a FIFA e a Sony vai transmitir 25 jogos da Copa do Mundo em 3D, incluindo os 3 primeiros jogos do Brasil, as semifinais e a grande final.

(Créditos da imagem: Sony Bravia Brasil)

Embora o televisor simule certa profundidade para filmes comuns, somente os vídeos em formato 3D são capazes de extrair o máximo da tecnologia. DVD players estão de fora, para tal é necessário contar com um Blu-ray player com suporte para a tecnologia 3D (já anunciados pela Sony para a mesma data) ou com seu console de última geração: o Playstation 3.

Playstation 3D

Parece que quem comprou um PS3 para contar com um com um leitor de Blu-ray levou vantagem mais uma vez. A Sony já anunciou duas atualizações para o firmware do aparelho para a mesma época do lançamento da nova linha Bravia. A primeira prepara o sistema para a reprodução de filmes 3D em Full HD, já a segunda se encarrega de atualizar o console para os jogos em três dimensões.

(Créditos da imagem: Sony Bravia internacional)

Não confunda isso os gráficos em 3D, comuns desde a quinta geração de consoles, com as imagens em três dimensões. Enquanto a primeira se refere apenas à modelagem de um ambiente simulado, somente uma televisão com suporte para tal tecnologia é capaz de reproduzir imagens com perspectiva.

Apelos internacionais

Os anúncios para a linha Bravia 3D aos proprietários do console da Sony são ainda mais atraentes no mercado exterior. Quem comprar a TV nos EUA, por exemplo, levará de brinde quatro jogos para o Playstation 3 compatíveis com a tecnologia. São eles: WipEout HD, MotorStorm: Pacific Rift, Super Stardust HD e PAIN.

(Créditos da imagem:  Sony Bravia internacional)

A Sony do Brasil não revelou maiores detalhes sobre os acessórios que acompanham o modelo LED 3D da Bravia em território nacional. Seu preço também não foi revelado, mas como o valor da versão LED Full HD da mesma linha pode exceder os R$ 10 mil, quem deseja as imagens 3D na sala de casa pode preparar o bolso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.