Segundo executivo da BlackBerry, futuro da empresa realmente é o Android

1 min de leitura
Imagem de: Segundo executivo da BlackBerry, futuro da empresa realmente é o Android

Em reportagem do The Economic Times, Samiam Tay, diretor de produtos da BlackBerry, disse que o futuro da empresa realmente reside no Android e que, este ano, a BlackBerry começará a desenvolver mais smartphones com o sistema operacional da Google, como vimos no já lançado Priv.

Tay comentou que é provável que a companhia passe a comercializar exclusivamente aparelhos com Android em breve.

De acordo com ele, o Priv foi essencialmente o dispositivo de transição para o ecossistema do Android. Tay diz que a BlackBerry não manterá duas plataformas existentes simultaneamente em celulares, e que por isso é provável que só dispositivos com Android sejam fabricados neste ano – parece que o fim do BB10 finalmente está decretado.

Um novo horizonte para a BlackBerry

A migração para o Android ocorre principalmente devido ao ecossistema de aplicativos da plataforma da Google. Além disso, todas as soluções empresariais praticadas pela BlackBerry têm sido planejadas para ambientes multiplataforma e devem se manter – e, por isso, o Android parece um avanço natural para a empresa.

Contudo, existem muitos órgãos do governo e empresas que utilizam e confiam na segurança proporcionada pelo sistema BB10; assim,  empresa não pode simplesmente mudar para o Android da noite para o dia. No momento, a BlackBerry está obtendo várias certificações dos governos para a mudança do SO de seus futuros aparelhos.

Os modelos Passaport e Classic não serão cancelados no momento, porém é muito provável que esses sejam os últimos smartphones com o BB10. Por mais que os fãs fiés da BlackBerry não gostem muito dessa nova fase, esse é um passo bastante lógico para a empresa. A BlackBerry tem que começar a lucrar mais para se manter no mercado, e diminuir os gastos de tempo e de dinheiro com o próprio software é uma boa saída.

Desse modo, é possível focar mais no hardware. Aparelhos como o Priv serão mais interessantes para os usuários comuns, dada a biblioteca de apps que o Android oferece. A grande questão é se a BlackBerry conseguirá manter o mesmo grau de segurança e de qualidade nesses aparelhos vindouros.

O que você acha do fim do BB 10 e da BlackBerry produzir mais modelos com Android? Comente no Fórum do TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.