Conheça a Black Friday do Kabum!

3 min de leitura
Imagem de: Conheça a Black Friday do Kabum!

Chegou o momento de dar adeus ao nosso rico dinheirinho e aproveitar as promoções de fim de ano. Uma das datas mais aguardadas, é claro que é a Black Friday! Sucesso no mundo inteiro, o evento é o dia para todos os pechincheiros de plantão ficarem felizes, pois centenas de lojas vendem produtos com grandes descontos, fazendo a galera sair até no tapa pela oportunidade de levar uma peça para casa.

É claro que isso acontece muito mais nos EUA, mas não é difícil vermos aqui no Brasil situações como essas. Entretanto, fazer compras pela internet fez isso deixar de ser uma realidade tão comum.

Enfim, aqui em Terras Tupiniquins, a Black Friday chegou com força. Diversas redes varejistas investem pesado na data. Um dos eventos de maior destaque da ocasião é a “Virada Black Friday”, do Grupo Kabum!

No ano passado, o TecMundo teve a honra de participar da estreia do evento baseado na cidade de Limeira, no interior do estado de São Paulo. Em 2015, mais uma vez, nossa equipe foi conferir o backstage de toda a operação por trás das ofertas.

Como funciona a Black Friday do Kabum?

Começando às 22h da quinta-feira e durando toda a sexta-feira, o site da empresa mostra centenas de ofertas com cronômetros em contagem regressiva ao lado. Esse é o tempo que os consumidores têm para clicar e tentar levar o produto em questão.

Em 2014, o fluxo de clientes no site foi tão grande que, em algumas ocasiões, o site saiu do ar. De acordo com a companhia, em 2015, as coisas serão diferentes, já que o investimento na estrutura foi ainda maior que no ano passado. O Kabum! conta com 300 servidores, dois data centers em São Paulo e dois na Califórnia(sem vírgula) – isso sem contar a equipe instalada no Espaço Zarzuela, local onde aconteceu o evento.

Para se ter uma noção de o quão rápido as ofertas se vão, o primeiro produto apresentado foi um SSD Kingston HyperX 2.5 com 72% de desconto. Existiam 60 em estoque, e em menos de um segundo a brincadeira já tinha se esgotado; de acordo com a equipe do Kabum!, foram 77 mil cliques simultâneos.

Enquanto isso, o pessoal das redes sociais já atualizava a página da empresa com as ofertas, simultaneamente com a galera da arte, que fazia as imagens para subir nos posts – isso enquanto as promoções rolavam e acompanhávamos tudo em um telão de 20 metros.

Os produtos eram apresentados pelos youtubers Américo Fázio e Duca Mendes, do canal Audiovizuando, que, além de animar a festa, entrevistavam os representantes das marcas dos itens em destaque.

Às 4h30 da madrugada, o Descontômetro (índice que mostra o quanto de desconto em reais o site concede) marcava mais de R$ 3,5 milhões e mais de 30 mil artigos comercializados.

Problemas? É claro que teve

Como é de costume, quando os sites contam com um volume de visitas muito grande, eles acabam caindo. O Kabum! sofreu com esse problema em algumas ocasiões no início da noite. Até mesmo os telões com as informações não exibiam mais os números corretamente.

Contudo, após algum tempo de manutenção, mais precisamente à 0h40, o site parou de apresentar erros e passou a funcionar perfeitamente.

Os melhores da madrugada

No final da madrugada, foram revelados os três produtos mais disputados no site: em primeiro lugar, ficou o processador AMD FX 8300, com impressionantes 87 unidades vendidas por segundo. Sabe o que isso quer dizer? Se esse ritmo de vendas fosse estendido por um dia inteiro, seriam comercializados 7.516.800 processadores da marca.

Em segundo e em terceiro lugares, ficaram o SSD de 120 GB da Kingston e o pente de memória de 4 GB e 1600 MHz da Hyper X, respectivamente.

Isso tudo ocorreu apenas durante a madrugada Black Friday da Kabum! Muita coisa pode mudar. Enquanto isso, confira a nossa live de ofertas da Black Friday clicando aqui.  

E aí? conseguiu comprar alguma coisa na Black Friday da Kabum!? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.