Viaje o mundo sem sair de casa: os melhores passeios virtuais

4 min de leitura
Imagem de: Viaje o mundo sem sair de casa: os melhores passeios virtuais

Que a internet pode fazer com que você conheça novos lugares você já sabe, mas como fazer com essa experiência parecer ainda mais real? Existem diversos serviços online que funcionam como verdadeiros guias turísticos virtuais, conduzindo você em um passeio por praticamente qualquer lugar do mundo!

Fotografias, vídeos, imagens de satélite, panoramas em 360 graus etc... Você pode explorar a terra vendo-a a partir do ângulo que você preferir! Confira esta seleção preparada com os melhores passeios virtuais e se divirta conhecendo outros lugares e belezas do mundo.

Google Earth

O Google Earth foi uma das primeiras maneiras de conhecer outros locais do planeta sem sair de casa. Cobrindo praticamente o mundo inteiro com imagens de satélite, esse serviço permite que você passeie pelas cidades do mundo olhando-as de cima. Quem é que nunca tentou encontrar a sua casa usando essa ferramenta?

Google Earth

Porém, a Google não para e logo tratou de incrementar o Google Earth com camadas de informações (layers), que “traduzem” as imagens: elas mostram onde existem rodovias, informam os nomes das cidades e países, trazem fotografias do Panoramio, e muito, muito mais! Logo surgiram os modelos em 3D de monumentos, prédios e belezas naturais, trazendo muito mais emoção e realidade para esse passeio.

A partir do Google Earth, diversos outros serviços foram criados, utilizando funções dessa ferramenta tão poderosa. A comunidade do Panoramio, por exemplo, ganhou muito mais força depois que as suas fotografias passaram a aparecer junto às imagens de satélite.

Modelos 3D no Google Earth

Além de instrutivo, o Google Earth pode ser uma fonte de diversão! Existem diversos sites e blogs que possuem listas de locais inusitados e imagens engraçadas que aparecem nesse serviço. Além disso, apertando “Ctrl+A” você abre um simulador de voo e pode sobrevoar qualquer parte do planeta!

360 Cities

Fotos panorâmicas em 360 graus são incríveis. Você pode arrastar o mouse e ver tudo à sua volta, dando zoom e afastando, explorando cada detalhe. Fazer uma foto assim é muito mais trabalhoso do que fazer uma fotografia panorâmica normal (muitas das novas câmeras, inclusive de celular, já fazem fotos assim automaticamente), porém o resultado surpreende, já que a impressão que se tem ao ver as imagens é muito real.

Imagem em 360 graus de um vulcão inativo na Islândia

O 360 Cities é um serviço que reúne panorâmicas em 360 graus de fotógrafos de praticamente todas as partes do mundo, mostrando os principais pontos turísticos, cidades e belezas naturais. Essa ferramenta pode ser acessada diretamente no site, ou como uma camada de informação (layer) do Google Earth.

Ao navegar pelo mapa no site do 360 Cities, você encontra dois tipos de marcadores, um azul e um verde. O azul indica que ali existe uma fotografia em 360 graus. Ao clicar sobre esse marcador, a imagem é aberta e você pode explorá-la normalmente.

Clique sobre um marcador azul para abrir a foto

Já os pontos verdes indicam uma concentração de fotos naquele local. O número de fotos está escrito neles. Clique em um marcador verde para se aproximar mais daquela região e conseguir ver os marcadores azuis para cada imagem individual.

Google Street View

Outra ferramenta de sucesso da Google é o Street View, um serviço que combina imagens panorâmicas em 360 graus e mostra ruas e cidades inteiras, que podem ser exploradas em passeios virtuais super-realistas.

Saia do mapa e veja as imagens das ruas!

Nem todas as cidades são cobertas por esse serviço, já que o trabalho de fotografar e mapear uma cidade dessa forma é muito demorado, porém você pode ver as ruas de cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Além do Brasil, aproximadamente 30 outros países estão disponíveis, dentre eles os Estados Unidos, a Alemanha, a Finlândia, o Japão e muitos outros.

Você pode acessar o Google Street View diretamente no navegador, através do Google Maps. Vá até uma cidade que tenha sido mapeada e arraste o bonequinho da ferramenta no local que você deseja ver, conforme a imagem a seguir:

Clique no bonequinho e arraste para o local desejado

Explore todo o ambiente urbano de cidades famosas e sinta como é andar pelas ruas de Paris, ver os outdoors luminosos na Times Square, correr pelo Central Park, visitar praças e ruas de tantas outras localidades.

Paris 26 Gigapixels

Encontre os principais pontos turísticos de Paris em uma composição fotográfica panorâmica em 360 graus. Esta imagem tem 26 gigapixels (uma câmera normal tem, em média, 10 megapixels), e foi, durante algum tempo, a foto com a maior qualidade do mundo.

Explore todos os detalhes dessa imagem de Paris

Você pode fazer um tour pelos principais pontos turísticos da cidade, clicando no ícone da Torre Eiffel, ou pode explorar a imagem por conta própria, aproveitando a altíssima qualidade da imagem para enxergar todos os detalhes, como flores nas janelas e arquiteturas diferenciadas.

Strahov Library

Se a imagem de 26 gigapixels de Paris surpreendeu você, então se prepare para explorar todos os detalhes da seção de filosofia da biblioteca do monastério de Strahov, na República Tcheca. São 40 gigapixels, a maior fotografia de uma área interna do mundo.

Detalhe da sala na biblioteca do monastperio de Strahov

Navegando por essa imagem você pode enxergar detalhes que podem passar desapercebidos por muitos turistas que visitam a biblioteca, como rachaduras no teto e texturas nas capas dos livros. Aproxime o zoom até conseguir ler os títulos dos volumes e ver detalhes arquitetônicos.

Essa imagem está no 360 Cities, porém, se destaca pela qualidade e riqueza de detalhes, já que a maior parte das fotografias desse serviço possui uma quantidade normal de megapixels, não permitindo que se aproxime muito o zoom sem perder nitidez.

E aí, gostou desta seleção de serviços? O Tecmundo e o Baixaki estão sempre trazendo novidades e ferramentas curiosas e divertidas como essas, fique de olho e não perca uma atualização!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.