Fim do mistério: criador do Bitcoin foi revelado

1 min de leitura
Imagem de: Fim do mistério: criador do Bitcoin foi revelado

A moeda virtual Bitcoin sempre gerou uma discussão na internet: a identidade do verdadeiro criador. Até o momento, ninguém havia assumido publicamente a posição de "inventor" desse sistema financeiro. Porém, de acordo com a BBC, isso acaba de mudar.

Um empresário australiano chamado Craig Wright, 45, entregou supostas provas para a BBC, o The Economist e a GQ, de que ele seria o criador do Bitcoin. Até hoje, os louros pela criação da moeda virtual iam para o pseudônimo Satoshi Nakamoto.

"Eu não estou buscando notoriedade, eu apenas quero esclarecer as coisas. As pessoas estão assumindo que são verdadeiras [notícias fakes sobre ele] porque eu não estou dizendo nada. Isso gera impacto não apenas a mim e o meu trabalho, mas também a minha equipe e todo o resto", comentou o The Economist.

Wright não deve precisar mais de muito dinheiro: ele supostamente tem R$ 1,5 bilhão na conta

Antes dessa revelação, em dezembro de 2015, Wright havia sido indicado como criador do Bitcoin por alguns veículos. Na época, a polícia federal australiana acabou visitando a casa e o escritório do empresário para uma investigação.

Craig Wright, o criador do Bitcoin

Mercado

E como os usuários da "comunidade Bitcoin" reagiram? De acordo com a BBC, a comunidade está bem dividida. Uma parte não vê problemas na alegação de Wright, outra metade não acredita na veracidade das declarações.

Segundo Wright, a ideia ao se revelar é colocar um fim na especulação sobre quem era o criador do Bitcoin. Além disso, essa ação deve ajudar no desenvolvimento e na adoção da moeda.

Mesmo assim, Wright não quer ser o "rosto público" do Bitcoin: "Eu só quero trabalhar. Eu quero continuar fazendo o que eu faço. Eu não quero dinheiro. Eu não quero fama. Eu não quero idolatração. Eu só quero ser deixado em paz". Por outro lado, Craig Wright provavelmente não precisa de mais dinheiro, se as especulações estiverem corrertas: ele possui 1 milhão de bitcoins em conta. Atualmente, isso vale R$ 1,5 bilhão.

Se você quiser entender melhor o que é a moeda Bitcoin, clique aqui.

Você possui bitcoins? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.