Que tal acoplar um leitor biométrico em seu notebook via USB?

1 min de leitura
Imagem de: Que tal acoplar um leitor biométrico em seu notebook via USB?

A tecnologia de segurança a partir da biometria é tida como uma das mais avançadas da atualidade. Já presente em computadores e até mesmo em smartphones, os leitores de digitais dispensam o uso de senhas quilométricas para a proteção dos aparelhos. Contudo, nem todos os usuários têm acesso aos sensores; digitar sequências de letras e números para o desbloqueio de telas, acesso a contas de email e a redes sociais é exercício cotidiano dos internautas.

Mas um dispositivo USB promete colocar fim aos exercícios de memorização. Idealizado pela iTouch ID, o dispositivo homônimo é tipo como o menor acessório do mundo capaz de realizar a autenticação por meio da leitura da ponta dos dedos de seus usuários. O dispositivo possui padrão AES-256 e, segundo Alexey Kim, seu código de segurança é “inquebrável” (será?).

Compatível com Windows e Mac, o periférico conta também com um design diferenciado: forjado em corpo de alumínio, o iTouch ID é resistente e pode ficar acoplado em uma porta USB “para sempre”. É que, diferente de outros acessórios que executam função semelhante, as dimensões do aparelho são reduzidas – não é preciso remover a extensão quando, por exemplo, o transporte do notebook é feito.

Além de travar a tela inicial do computador, o acessório pode ser configurado de modo que as senhas para login junto de serviços online sejam dispensados (basta configurar o iTouch ID para que Facebook, Outlook, Twitter e demais contas passem a ser acessadas por meio da leitura de digitais; até mesmo pastas podem ser protegidas pela encriptografia do aparelho).

Não é possível, porém, ainda comprar o equipamento. É que a produção do iTouch ID só poderá ser massificada se o montante de US$ 67 mil for emplacado via Kickstarter – até este dia 19/03, pouco mais de US$ 7 mil já tinham sido arrecadados. A campanha fica aberta para os próximos 30 dias (saiba mais sobre o projeto nesta página, em inglês). 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.