Estas imagens macroscópicas vão mudar a forma como você vê alguns bichos

1 min de leitura
Imagem de: Estas imagens macroscópicas vão mudar a forma como você vê alguns bichos
Imagem: Macroscopic Solutions

Já pensou se você pudesse ver o mundo bem de pertinho, descobrindo detalhes que normalmente passam despercebidos aos nossos olhos? Pois é mais ou menos isso que você vai conferir nas galerias que incluímos ao final desta matéria, recheadas de fotografias divulgadas pelo pessoal da Macroscopic Solutions, uma companhia criada por pesquisadores especializada em tecnologias e técnicas para obtenção de imagens.

As fotografias foram capturadas através de uma tecnologia que a empresa chama de Macropod, descrita como uma solução portátil e de baixo custo de captura de imagens tridimensionais. Baseada na macro fotografia — aquela feita bem de pertinho —, as fotos são clicadas em resoluções de 18 a 26 megapixels, e o sistema utilizado permite que as limitações de profundidade inerentes aos equipamentos convencionais sejam solucionadas.

Macropod

Conforme explicaram, as lentes para macro fotografia apenas conseguem focar em uma pequena fração do objeto em cena. Já a tecnologia oferecida pela Macroscopic Solutions contorna essa barreira, permitindo que os fotógrafos selecionem e capturem múltiplas imagens com diferentes tempos de exposição de forma que cada pedacinho clicado — e com foco — possa ser combinado depois por meio de um programa específico.

O programa, por sua vez, seleciona e une apenas os pixels supernítidos de cada exposição, combinando tudo em uma única imagem. Segundo a empresa, o produto que ela oferece é ideal para documentar estudos, novas descobertas e para a catalogação de espécimes científicos, e o resultado é simplesmente fascinante. Você pode conferir alguns exemplos nas galerias a seguir ou visitar o site da Macroscopic Solutions e “brincar” com as imagens:

1 – Aracnídeos

2 – Escaravelho

3 – Vespas

4 – Mamangabas

5 – Vespa-cabocla

6 – Formigas

7 – Miscelânea

Via MegaCurioso

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.