Bill Gates: o mosquito é o animal mais mortífero do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Bill Gates: o mosquito é o animal mais mortífero do mundo

O animal mais perigoso do mundo

Qual é o animal mais mortífero que existe no mundo? A cobra, o leão, o tigre ou a aranha? Se a sua resposta foi alguma dessas opções, saiba que, pelo menos para Bill Gates, ela está errada.

Segundo o fundador da Microsoft, o mosquito é o animal que mais mata. Anualmente, são cerca de 725.000 mortes causadas pelo “bichinho”. Os dados foram divulgados pelo próprio Bill Gates em seu Blog, o Gates Notes

Uma informação interessante encontrada no post é que nem as mortes causadas pelo homem são tão numerosas quanto aquelas por causa dos mosquitos. Segundo o blog de Gates, os mosquitos carregam doenças devastadoras.

Ainda de acordo o Blog, os tubarões e os lobos são responsáveis por 10 mortes no mundo por ano. Enquanto isso, os elefantes matam 100 e os crocodilos mil pessoas anualmente. A raiva transmitida pelos cachorros causa a morte de 25 mil pessoas.

As piores doenças

Existem mais de 2.500 espécies de mosquitos encontradas em todas as regiões do mundo, exceto na Antártida. Durante as estações de reprodução, os mosquitos superam em número todos os outros animais da Terra, excluindo as formigas e os cupins. 

De acordo com a organização Mundial de Saúde (OMS), a malária é a doença causada pelos mosquitos que mais mata atualmente. Em 2013, 620 mil pessoas morreram por causa da moléstia. Além disso, houve 207 milhões de casos naquele ano. A dengue é outra doença perigosa causada pelo inseto. Ela está presente em cerca de 100 países.

Mosquito Week

Considerando esses números, era de se esperar que os mosquitos recebessem mais atenção do que eles realmente possuem. Os tubarões, por exemplo, são os responsáveis pela morte de menos do que uma dúzia de pessoas a cada ano e nos Estados Unidos possuem uma semana dedicada a eles na televisão. “Os mosquitos matam 50 mil vezes mais pessoas, mas não há nenhum canal de TV que apresentem apresente conteúdos sobre eles”.

Por causa desses dados alarmantes, Bill Gates promoveu a Mosquito Week na última semana. Aproveitando a ocasião, o fundador da Microsoft divulgou várias informações relevantes a respeito dos perigos causados pelos mosquitos. Logo abaixo, você confere o vídeo exibido no post citado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.