LITELOK: uma trava leve e segura que você certamente vai querer na sua bike

2 min de leitura
Imagem de: LITELOK: uma trava leve e segura que você certamente vai querer na sua bike

Nos últimos anos, o uso das bicicletas vem aumento bastante nas grandes cidades. Com isso, ciclistas de todo o mundo estão se tornando mais numerosos e alguns problemas enfrenados por eles passam a ser mais conhecidos. Um dos principais diz respeito à segurança das bikes. Por mais que as bicicletas fiquem cada vez mais leves, os ciclistas enfrentam um grande dilema na hora de escolher uma trava: leveza ou confiança?

Correntes e cadeados são facilmente arrombados por ladrões equipados e isso também vale para as travas mais leves e comuns (aquelas com cabos de aço cobertos por plásticos coloridos). Ao mesmo tempo, as “travas em U” (U-Lock) mais seguras podem pesar até 2 kg e isso transforma o transporte delas um pouco mais difícil. Sabendo disso, não seria incrível conhecer uma trava muito segura e que não pese?

Pois é exatamente isso que promete a LITELOK. Trata-se de uma trava de segurança muito mais leve do que qualquer outra de alto desempenho presente no mercado. Ela pesa menos de 1 kg e permite que qualquer bicicleta seja presa em postes, paraciclos e outros locais com bastante eficiência. O melhor de tudo é que o material Boaflexicore é flexível e permite mais opções do que as U-Locks comuns.

Muito mais segurança

De acordo com os desenvolvedores do projeto, a Boaflexicore é muito mais segura do que cabos de aço e não permite que grandes alicates a cortem. Também é preciso dizer que a trava de fechamento da LITELOK conta com um sistema de segurança que impede o arrombamento com os métodos mais usados pelos ladrões. Isso vale tanto para a utilização unitária quanto para a dupla (em que duas LITELOKs são usadas juntas para aumentar a circunferência de travamento).

O criador do projeto é Neil Barron, um professor universitário especializado em design industrial. Além de segurança e leveza, ele também investiu em estilo para a LITELOK. Como você pode ver no vídeo postado no topo desta notícia, a trava pode ser facilmente presa às bicicletas e acaba se tornando um acessório para elas. Além do modelo “Boa Green” verde do vídeo, ainda existem opções para preto “Crow Black” e Herringbone.

A LITELOK está arrecadando fundos no Kickstarter e estará com o projeto aberto até a metade de abril. A ideia inicial era a de arrecadar 20 mil libras esterlinas, mas o montante conseguido já está próximo das 100 mil libras esterlinas. Esperamos poder ver a LITELOK sendo produzida comercialmente e vendida aqui no Brasil em alguns anos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.