Android: 3 apps que realmente ajudam a economizar bateria no seu smartphone

2 min de leitura
Imagem de: Android: 3 apps que realmente ajudam a economizar bateria no seu smartphone
Imagem: DigitalTrends

Uma verdade absoluta que você deveria levar para a vida é: nenhum app pode fazer milagres pela bateria do seu smartphone! A maioria dos softwares que você encontra na Google Play não faz muito para economizar energia, e muitos já foram flagrados fazendo absolutamente nada, simplesmente enganando um bocado de gente.

Contudo, existem sim alguns apps que podem ajudar você e economizar sua bateria, eliminando processos desnecessários em segundo plano e identificando apps que gastam mais energia do que o normal.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Confira três apps que podem fazer isso a seguir, mas tenha em mente que, caso você não esteja disposto a eliminar alguns apps identificados como devoradores de bateria, de nada adianta instalar esses itens da lista.

1. BetterBatteryStats

Esse app é considerado um dos melhores monitores de bateria disponíveis na Google Play, tanto é que ele custa R$ 6,98. O destaque aqui vai para sua interface que consegue mostrar processos gastadores de energia de uma forma bem visual, com pequenos gráficos ao lado de seus nomes.

Ele também identifica apps que estão gastando mais bateria do que deveriam e recomenda que você os desinstale ou suspenda. Infelizmente, para conseguir usar todas as funções disponíveis, você precisa ter um aparelho rootado.

2. GSam Battery Monitor

O GSam Battery Monitor conta com duas versões — uma paga e uma gratuita — que permitem ao usuário principalmente caçar apps que estejam “descontrolados”, gastando muita bateria desnecessariamente. Depois que o app encontra esses sugadores, você pode escolher algumas das ações recomendadas.

É interessante notar que ele também mede a quantidade de energia gasta com WiFi, 4G/3G e Bluetooth. Há ainda alguns widgets para você ficar de olho no progresso da sua bateria sem ter que ficar abrindo o GSam Battery Monitor o tempo todo. Assim como o item anterior, entretanto, este também precisa de root para funcionar plenamente em seu smartphone.

3. Battery Monitor Widget

Apesar de o nome sugerir, este app não é apenas um widget. Ele conta sim com uma interface bastante elaborada, com gráficos e medidores dos mais diversos. Ele também tem duas versões, uma paga e outra gratuita com algumas limitações.

Na versão completa, você consegue acompanhar vários dados da sua bateria, incluindo um histórico de carga e descarga Com isso, é possível observar como seu smartphone está se comportando com o passar do tempo, conseguindo assim identificar uma possível queda gradual de autonomia. O monitor também permite ficar de olho em cada processo e app do sistema.

Você usa algum outro app para economizar bateria no seu Android que realmente funciona? Compartilhe com os demais leitores na seção de comentários.

Qual é o melhor app para ajudar a economizar bateria no Android? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.