Teste de bateria: Zenfone 2 e Galaxy S6 são os que carregam mais rápido

3 min de leitura
Imagem de: Teste de bateria: Zenfone 2 e Galaxy S6 são os que carregam mais rápido

A tecnologia de carregamento Quick Charge 2.0 está disponível para a maioria dos SoCs das mais recentes gerações da Qualcomm.  Esse sistema promete o abastecimento por completo das baterias dos mobiles em até duas horas. Smartphones como o Zenfone 2 contam com o recurso Bootmaster, que, de acordo com a Asus, é até 17% mais potente que a tecnologia atualizada da Qualcomm.

Mas como essas soluções se saem na prática? Segundo uma série de testes realizada pela equipe do site Tom’s Guide, os smartphones Zenfone 2 e Samsung Galaxy S6 são os aparelhos que carregam mais rápido quando comparados aos dispositivos Nexus 6, HTC One Plus, iPhone 6, LG G4 e Motorola Droid Turbo.

Como foram feitos os testes

Os celulares avaliados foram usados até que a bateria se esgotasse por completo. Em seguida, todos eles foram carregados até a marca dos 5%. Foi então que o nível de carregamento passou a ser monitorado sob os tempos de 5, 15 e 30 minutos. Depois de mensurados os níveis de carga tendo como referência frações de hora, os minutos necessários para que a bateria atingisse 100% foram registrados.

Confira abaixo os resultados computados pelo Tom’s Guide.

Após 5 minutos de carga

Nota: a porcentagem de carga segurada por cada aparelho durante os cinco primeiros minutos já leva em conta os 5% definidos pelo Tom’s Guide como “ponto de partida”. É importante, também, considerar as diferenças de capacidade entre as baterias dos celulares avaliados. Durante os testes, a mesma tomada foi utilizada.

Após os 5% de carga iniciais, a carga durante cinco minutos de carregamento foi avaliada.

O Zenfone 2 (que conta com a promissora tecnologia Bootmaster) despontou, uma vez que atingiu 17% de carga logo durante os cinco minutos de carregamento. Em segundo lugar ficou o Nexus 6, com 12% de carga. Em última colocação aparece o iPhone 6, que conseguiu segurar apenas 6% de bateria.

Após 15 minutos de carga

Ainda em primeiro lugar ficou o Zenfone 2 durante os 15 minutos seguintes: 32% da bateria puderam ser carregados. Neste segundo teste, o Galaxy S6 é que passou a ocupar o segundo posto, com 27% - o Nexus 6, que antes detinha a medalha de prata, conseguiu carregar 25% de sua bateria após 15 minutos plugado à tomada.

Porcentagem de carga para 15 minutos de carregamento.

Após 30 minutos de carga

Em meia hora, o máximo de 53% de carga foi retido pelo Zenfone 2. No mesmo tempo, os mesmos 53% de bateria foram segurados pelo Galaxy S6. Neste cenário, o iPhone 6 conseguiu certo destaque, uma vez que, com seus 36% de carga, passou para a penúltima posição – o OnePlus 2 ficou em último lugar depois dos 30 minutos de carga.

Depois de meia hora plugados à tomada, Galaxy S6 e Zenfone 2 empatam em 53%.

Tempo necessário para carregamento total

Curiosamente, o Zenfone 2, que até então detinha a dianteira, ficou em 5ª colocação quando o tempo total para o carregamento de bateria foi levado em conta. O Samsung Galaxy S6 conquistou o primeiro lugar e pôde ser completamente carregado em 1h22. Em seguida ficou o LG G4 (1h36), o Motorola Droid Turbo (1h47) e Nexus 6 (1h49).

Acima, tempo gasto por cada aparelho para o carregamento total de suas baterias.

O iPhone 6, nesta etapa final de avaliação, tomou o tempo de 2h35 para atingir os 100% de carga e ficou, assim, em último lugar.

Foram tidos como os smartphones que carregam  mais rápido os Galaxy S6 e Zenfone 2, pois ambos os aparelhos ocuparam a dianteira durante dois dos testes feitos (para 15 e 30 minutos de carga). Se levado em conta o tempo para o total carregamento, o Galaxy S6 (ainda) e o LG G4 é que ficam em primeiro e segundo lugares, respectivamente.

Qual celular você tem? Quantas vezes por semana seu aparelho é carregado? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.