Quais os melhores programas para economizar bateria no seu Android?

4 min de leitura
Imagem de: Quais os melhores programas para economizar bateria no seu Android?

Fazer ligações, mandar mensagens de texto, acessar email, tirar fotos, escutar música, editar documentos, jogar... Enfim, hoje em dia podemos fazer praticamente tudo o que realizávamos com diversos outros eletrônicos alguns anos atrás usando apenas um smartphone.

Mas tantas ferramentas e funcionalidades cobram um preço: o alto consumo de energia. Por isso, toda forma de poupar bateria é sempre bem-vinda. Neste artigo, apresentamos para você uma seleção com alguns dos principais aplicativos para Android desenvolvidos com o intuito de garantir que você fique o máximo de tempo possível desconectado da tomada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. JuiceDefender

O grande diferencial do JuiceDefender é o fato de ele oferecer perfis pré-programados de configuração do sistema. Depois de instalá-lo, basta você pressionar um botão para ativá-lo e então escolher se a economia será feita de modo balanceado, agressivo ou extremo. Depois disso, o programa faz tudo sozinho, facilitando bastante o gerenciamento de energia para quem ainda não está muito familiarizado com esse tipo de atividade. O único “problema” com este app é a sua interface, que é um tanto confusa.

2. Easy Battery Saver

Combinando uma interface com aspectos modernos a uma funcionalidade de fácil assimilação, o Easy Battery Saver é sem dúvida uma das melhores opções que você pode encontrar para poupar a bateria do seu celular ou tablet. Ele disponibiliza ainda cinco perfis preestabelecidos para que você não precise mexer em nada no sistema. Contudo, se você não estiver satisfeito com as diretrizes estabelecidas pelo software, pode criar um novo perfil personalizado de economia. Porém, para não ter maiores complicações nesse processo, é bom entender um pouco de inglês, já que esse aplicativo não possui tradução para português.

3. Du Battery Saver

O Du Battery Saver é um dos apps mais completos do mercado na atualidade. Mais do que disponibilizar uma grande quantidade de ferramentas, tais funcionalidades podem ser rapidamente acessadas por meio dos widgets que acompanham o programa. Para facilitar sua vida, ele também trabalha com perfis de configuração automática e um botão que otimiza o consumo de energia por completo. Uma peculiaridade desse app é que ele exibe uma estimativa de duração da bateria.

4. Battery Defender

Para reduzir o consumo de energia do seu eletrônico, o Battery Defender atua principalmente no gerenciamento das conexões de rede e do intervalo de sincronização de dados. Sua interface é simples, mas bem organizada, e o fato de estar em português torna a sua interação descomplicada. Outra característica deste programa é a exibição de várias informações relacionadas à bateria, como temperatura, voltagem e “saúde”. Uma coisa de que sentimos falta aqui foi a apresentação do tempo estimado de uso restante.

5. Battery Doctor

Simples de utilizar, o Battery Doctor chama atenção por sua interface minimalista e descolada (especialmente a de seus widgets), além de possibilitar a ativação e a desativação de uma série de recursos do Android — entre elas conectividade WiFi, sinal GPS e frequência de sincronização automática. Sua tradução para o português e a ausência de propagandas podem ser outros atrativos para aqueles usuários mais exigentes.

6. Battery Widget Reborn

Cansado do visual ultrapassado e da forma como as informações do consumo de bateria são apresentadas pela plataforma da Google? Então o Battery Widget Reborn pode ser uma alternativa bem interessante para você. Isso porque ele tem uma aparência elegante e totalmente personalizável, inclusive a de seus widgets. Este app também oferece um histórico de consumo bem mais detalhado do que o mecanismo nativo do sistema e conta com um ícone na barra de notificações para facilitar a visualização do percentual de bateria, do tempo o aparelho continuará ligado, entre outras informações.

7. GO Battery Saver &Power Widget

O GO Battery Saver &Power Widget atua de três formas no seu aparelho. A primeira delas consiste no gerenciamento de energia, na qual é possível escolher perfis de economia pré-definidos ou montar um personalizado. Outra seção do app traz recursos para o diagnóstico de carregamento, histórico, entre outras informações da bateria.

Por fim, este programa ainda oferece meios de desativar conexões automaticamente em resposta a uma ação específica (bloquear a tela do aparelho, por exemplo) e controlar quando elas serão reativadas, dependendo do status da bateria. É por tudo isso que ele é taxado como uma das opções mais “inteligentes” da Google Play.

Menções honrosas

Obviamente, os softwares mencionados até aqui são apenas algumas das opções que você encontra disponíveis para o sistema operacional móvel da Google. Em meio aos inúmeros programas de mesma finalidade, vale citar ainda:

Fique à vontade para experimentá-los e verificar se algum deles supre melhor as suas necessidades.

Nada melhor do que uma rotina sustentável

Nesta matéria, ofertamos diversos apps para você ter auxílio na hora de economizar a bateria do seu smartphone ou tablet, mas nenhum desses programas terá um bom rendimento se você não colaborar com boas práticas. Diminuir o brilho da tela, desligar o mecanismo de localização GPS e evitar papéis de parede dinâmicos são apenas algumas das dicas para aumentar a autonomia energética dos seus aparelhos. Clique aqui para conferir mais truques que podem fazer a diferença nesse sentido.

.....

Você conhece mais aplicativos qualificados para poupar a bateria de eletrônicos com Android? Sabe alguma dica bacana para reduzir o consumo de energia? Então não deixe de compartilhar seu conhecimento nos comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.