Tecnologia permite que você carregue seu celular com a ajuda do som

1 min de leitura
Imagem de: Tecnologia permite que você carregue seu celular com a ajuda do som
Imagem: YouTube

Não faltam ideias atualmente para novos meios de fazer com que a bateria de seu celular dure um pouco mais. Mas agora temos uma ideia com um potencial bastante interessante, tanto por sua simplicidade quanto por sua eficiência, surgindo em um esforço conjunto entre a Queen Mary University of London e a Nokia.

O dispositivo, chamado por eles de “nanogerador”, se destaca por ser feito para absorver ondas sonoras – sejam elas o som do trânsito, de uma música ou de nossas próprias vozes – e convertê-las em eletricidade. Além disso, o objeto, feito de nanotubos de óxido de zinco, é minúsculo, mais parecendo com as cerdas de um pequeno pincel. Mesmo assim, ele ainda gera uma quantidade razoável de energia (5 volts, o mesmo gerado por um carregador comum).

Infelizmente, não espere ver essa tecnologia dando as caras tão cedo em seu celular. Embora o protótipo desenvolvido por eles tenha funcionado, a corrente gerada ainda é suficiente apenas para que seu aparelho mantenha a carga, e isso considerando um ambiente com uma quantidade razoável de ruídos. Ainda assim, precisamos concordar que seria bem interessante conseguir prolongar ao menos um pouco a duração de seu aparelho com uma solução tão simples.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.