Bateria flexível promete revolucionar os eletrônicos

1 min de leitura
Imagem de: Bateria flexível promete revolucionar os eletrônicos

Uma equipe de engenheiros desenvolveu um novo tipo de bateria. O dispositivo possui a impressionante capacidade de poder ser deformado, dobrado e esticado de diversas maneiras, abrindo caminho para uma grande variedade de componentes eletrônicos, principalmente na área da Medicina.

Os responsáveis pela invenção são Yonggang Huang, da Universidade Nothwestern e John A. Rogers, da Universidade de Illinois. De acordo com os inventores, a bateria flexível pode ser deformada em até 300% sem sofrer danos estruturais, podendo ser inclusive carregada e utilizada mesmo em condições extremas.

Segundo os cientistas, é possível que esse tipo de bateria funcione por até oito horas antes de precisar de uma recarga, que pode ser feita via wireless, por exemplo. Isso é possível porque a bateria flexível pode ter a mesma capacidade energética de um modelo convencional construído a base de lítio.

O segredo da peça são as conexões entre as células. Os fios ondulados têm espaço para se esticar, enquanto as células que armazenam a energia continuam fixas no lugar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.