BitTorrent Bleep: bate-papo de texto e voz com segurança reforçada

1 min de leitura
Imagem de: BitTorrent Bleep: bate-papo de texto e voz com segurança reforçada
Imagem: Divulgação/BitTorrent

Hoje, o pessoal do BitTorrent (que cuida do programa de mesmo nome) liberou a informação em seu blog oficial de que o projeto do “chat livre”, que eles anunciaram no fim de 2013, acaba de ganhar um nome oficial e já está disponível em versão pré-alfa.

O novo programa se chama Bleep. O nome peculiar se deve ao fato de que os desenvolvedores jamais verão nenhum dado legível das conversas dos usuários, ou seja, tudo que você disser será apenas um bleep, no meio de tantos bleeps (algo que estaria relacionado ao som que algumas máquinas produzem e que não tem nenhum significado).

De acordo com os desenvolvedores, com tantas plataformas suscetíveis a bisbilhoteiros e hackers, a empresa que consegue criptografar os dados com o protocolo BitTorrent acredita ter uma oportunidade única em mãos, sendo unicamente capaz de construir uma aplicação melhor.

A ideia do Bleep é descentralizar a informação, assim como ocorre com o tráfego de torrents. Não haverá um servidor envolvido no processo. Basicamente, você poderá se comunicar com quem você confia, sem depender de intermediários. A desenvolvedora garante que os dados não serão expostos e quaisquer bisbilhoteiros no caminho verão apenas os bleeps.

Como testar? O que está disponível?

Para conseguir testar o Bleep, você deve entrar no site oficial e informar seu email. Se você for um dos escolhidos, os desenvolvedores enviarão um email com instruções para o acesso em breve. Os usuários participantes do teste poderão se cadastrar com email, número de telefone ou modo incógnito (que não é identificado em nenhuma situação e não aparece em listas).

Na versão atual do software, já é possível enviar convites e importar contatos do Google para encontrar amigos rapidamente. Até agora, o desenvolvedor relata que o envio de mensagens de texto e recados de voz só é possível no modo online, mas, aparentemente, uma funcionalidade offline está nos planos.

É importante lembrar que, por ora, o programa só funciona no Windows 7 e 8. O aplicativo Bleep ainda tem uma série de bugs e o visual está bem cru, o que é bem normal, já que o app ainda está em desenvolvimento e em fase pré-alfa. O que você achou da ideia do programa? Você pretende participar da fase de testes?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.