Mito ou Verdade: deixar vários ícones no desktop sobrecarrega o computador?

3 min de leitura
Imagem de: Mito ou Verdade: deixar vários ícones no desktop sobrecarrega o computador?

A série “Mito ou Verdade” do Baixaki está de volta com uma dúvida bastante pertinente: será que deixar vários ícones no seu desktop pode sobre carregar o computador? Muita gente tem muita teoria sobre esse tópico, mas será que eles realmente deixam o seu computador mais lento? Tudo depende de quais ícones estamos falando e da configuração de hardware do seu computador. Fique calmo, se o seu desktop está entulhado de ícones, o fim do mundo ainda não chegou!

Além de tornar as coisas mais complicadas, ter muitos ícones no desktop ou área de trabalho – o nome não interfere no que estamos falando – não é a melhor solução para quem quer ter um computador bem organizado, não é mesmo? Já pensou no trabalho que dá encontrar um único arquivo se você tem milhares de outros documentos soltos, ou seja, sem pasta, no seu desktop? Pois é... Isso pode prejudicar o seu computador no quesito velocidade.

Seu computador está lento?

Tudo começa com um simples passo: verificar a potência do seu computador. Para ser um pouco mais específico, tente encontrar a potência da sua placa de vídeo. Caso ela seja uma das mais recentes ou então não esteja tão antiga assim (como as GeForce 6150, por exemplo) não há grandes preocupações em deixar os seus milhões de ícones no desktop. Contudo, se você não faz parte do time das placas de vídeo potentes, é melhor tomar cuidado.

Quer algo mais confuso que isso?

O processo acontece da seguinte maneira: toda a parte gráfica do seu computador passa pela sua placa de vídeo. Quanto mais nova e potente ela for, melhor será o desempenho e assim menor será o tempo de “refresh”, ou seja, atualização de ícones na sua área de trabalho. Entretanto, se você tiver uma placa não tão nova, ou quem sabe uma onboard com pouca memória, temos um outro quadro.

Verifique a capacidade da sua placa de vídeo!Quando o computador não é tão forte, a tendência é que alguns segundos muito preciosos sejam perdidos e, nos piores casos, até alguns travamentos em decorrência do grande número de ícones. Por este motivo, procure não deixar tantos ícones na sua área de trabalho. Uma boa dica é ficar sempre muito atento às instalações dos programas. Como este é um site de downloads, aqui você encontra os mais diversos programas para baixar.

Assim, é preciso que você leia sempre o que o instalador está dizendo. Por isso existem os assistentes de instalação: para que você fique sabendo qual é o passo que está sendo dado neste processo. Normalmente, estes programas contém checkboxes nas telas de instalação para que você confirme se deseja ou não que ele instale um atalho no seu desktop. Avalie as condições da sua placa de vídeo e decida se é melhor ou não instalar este atalho. Não esqueça de que se o seu computador não for tão rápido, você corre o risco de deixá-lo bastante lento.

Entretanto, existe outro tipo de ícone que, este sim, pode deixar o seu computador mais lento, que ele seja novo ou mais antigo. Os ícones que ficam ao lado do relógio do seu computador podem ser muito mais preocupantes do que aqueles que estão sobre o seu papel de parede.

Por quê?

Cada um daqueles ícones perto do seu relógio significam que há um programa ativo e funcionando em “background” no seu computador. Quanto mais programas sendo executados houver no seu computador, mais lento ele pode ficar. Trata-se do consumo direto da memória do seu computador. Sendo assim, se você tem muitos ícones, há um motivo para que o seu computador esteja com a velocidade comprometida.

Os ícones da systray são mais perigosos!


O que fazer então?

Boa parte desses programas não são essenciais para o funcionamento do seu computador. Entretanto, outros como o antivírus ou então o medidor de bateria do seu notebook são imprescindíveis e devem estar na sua Barra de Tarefas, também chamada de “systray”. Por isso, observe quais são os ícones que não precisam estar sempre abertos tais como o MSN Messenger – quando você não está conectado, por exemplo. Basta clicar com o botão direito sobre estes ícones e selecionar a opção “Fechar”, “Exit”, “Sair” ou equivalente.

Feche os programas para não ter problemas!

Agora que você já sabe como os ícones podem deixar seu computador mais lento, é importante que tome alguns cuidados, especialmente porque uma tela cheia de ícones não é a mais bonita e muito menos a mais prática das utilidades de um computador! Dúvida desvendada: Verdade – muitos ícones podem prejudicar o seu computador.

Fique ligado para mais Mitos e Verdades do mundo da tecnologia no Baixaki!

Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.