Que tal baixar arquivos a 8,8 Tbps?

1 min de leitura
Imagem de: Que tal baixar arquivos a 8,8 Tbps?

A Internet2, grupo de pesquisa e educação, está desenvolvendo mecanismos para aprimorar os backbones (sistemas de comunicação de dados com elevado desempenho) dos EUA. Isso resultaria em estruturas com suporte a taxas de transferência de até 8,8 terabits por segundo! Com uma conexão dessas, você poderia baixar até 1 milhão de filmes com 800MB em apenas um segundo.

O projeto pretende ligar o US Unified Community Anchor Network (central de estudos relacionados à internet) a mais de 200 mil instituições, incluindo escolas, bibliotecas, clínicas e hospitais espalhados pelo país. Em 2010, a pesquisa recebeu US$ 62 milhões do governo para que saia do papel.

O plano dos pesquisadores é criar uma série de ferramentas de comunicação avançada que auxiliem a prática da telemedicina e dos cursos de ensino à distância. De acordo com a Internet2, as bandas comerciais estão cada vez mais congestionadas e não são aperfeiçoadas para atingir o patamar desejado pelas atividades acima citadas. Fica a pergunta: se uma rede para uso do governo alcança taxas tão elevadas, as redes privadas poderiam atingir os mesmos valores?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.