Alemanha planeja levar internet de 50 Mbps para todo o país

1 min de leitura
Imagem de: Alemanha planeja levar internet de 50 Mbps para todo o país

Apesar de a Alemanha não ser um dos maiores países do mundo, muitas empresas de infraestrutura de redes do país não investem em métodos para levar internet de qualidade para as regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos. Por causa disso, o governo está intervindo e anunciando investimentos bilionários para levar mais possibilidades a todos os cidadãos.

Atualmente, cerca de 70% das casas alemãs já contam com internet superior aos 50 Mbps, mas isso ainda é pouco para Dobrindt. O plano do ministro é de levar as altas velocidades para 100% dos cidadãos alemães até 2018. E apesar de ambicioso, o sistema parece bastante possível de ser realizado.

De acordo com um novo projeto divulgado por Alexander Dobrindt (Ministro dos Transportes e Infraestrutura Digital da Alemanha), o governo alemão irá investir € 2,7 bilhões para levar a estrutura de alta qualidade às comunidades mais afastadas. Como divulgado pelo governo, espera-se que 50% do dinheiro seja federal, 40% dos estados e 10% da comunidade alemã.

As comunidades é que terão que iniciar a extensão das redes e também que coordenar os projetos localmente. Nesse ponto surgem dois modelos que podem ser mesclados ou não:

  • Wirtschaftlichkeitslückenmodell: permite que as comunidades preencham o espaço deixado pelo mercado e criem redes independentes;
  • Betreibermodell: permite que as comunidades criem as estruturas passivas de cabos e fibras, que podem então ser alugadas para as operadoras.

.....

Internet de 50 Mbps para todos os cidadãos.... Gostou da ideia?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.