Brasil supera 145 milhões de conexões banda larga no 1º trimestre de 2014

1 min de leitura
Imagem de: Brasil supera 145 milhões de conexões banda larga no 1º trimestre de 2014

(Fonte da imagem: Shutterstock)

De acordo com relatório publicado recentemente pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), referente a dados coletados no primeiro trimestre de 2014, o Brasil alcançou a marca de 145,6 milhões de acessos com banda larga.

Se comparado ao mesmo período do ano passado, esse valor representa um crescimento de 51%. Segundo esse documento, somente nos últimos 12 meses, 49,2 milhões de novos adeptos foram registrados — o que significa 1,6 nova conexão por segundo.

Quando separados os tipos de conexão, a banda larga fixa somou 22,5 milhões de usuários em março deste ano. Desse total, 1,6 milhão foram ativadas no último ano, apresentando um aumento de 7,4% no período. Conforme explicitado pela Telebrasil, essa quantidade de acessos com banda larga fixa significa que 39% dos domicílios brasileiros urbanos têm internet de alta velocidade.

A Telebrasil ainda cita o estudo The Global Information Tecnology Report, o qual revela que o preço médio da banda larga fixa no Brasil é de US$ 15,77 (quase R$ 40). Esse custo coloca o país na 14º colocação entre os mais baratos, de um total de 148 nações.

Mobilidade na liderança

Contudo, a banda larga móvel foi a responsável por essa grande expansão da conectividade dos brasileiros. Em março, esse segmento registrou 123,1 milhões de conexões. Nesse mesmo mês de 2013, essa taxa era 63% menor.

(Fonte da imagem: Shutterstock)

Dentro desse universo de pesquisa específico, 107,5 milhões das conexões são realizadas a partir de celulares e smartphones e 15,6 milhões vêm de terminais de dados, incluindo modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M).

Tal crescimento acelerado pode ser explicado pelo fato de 315 novos municípios no Brasil ganharem infraestrutura para essa tecnologia nos últimos doze meses. Com isso, as chamadas redes de terceira geração abrangem 3.648 cidades do país, estando disponíveis para cerca de 91% da população.

Ainda engatinhando

O comunicado à imprensa da Associação Brasileira de Telecomunicações aproveitou também para dar destaque para o ainda tímido crescimento do 4G — tecnologia que está neste mês completando um ano de seu lançamento oficial, possui 2 milhões de acessos, está presente em 99 cidades e concentra 36% dos brasileiros.

O informativo dessa instituição ainda cita um levantamento feito pelo Fórum Econômico Mundial, o qual afirma que, no último ano, o percentual de acessos aos serviços de banda larga móvel em relação à população subiu de 6,3% para 33,7%.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.