Adeus, cartão de banco: Itaú e Bradesco autorizam saques via impressão digital

1 min de leitura
Imagem de: Adeus, cartão de banco: Itaú e Bradesco autorizam saques via impressão digital

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Parece pegadinha: como é possível sacar dinheiro de uma conta corrente sem usar o cartão de crédito ou débito, acessório de identificação necessário para saber que é o cliente que está acessando a conta?

Os bancos Bradesco e Itáu conseguiram: vão instalar terminais biométricos em agências de todo o Brasil para facilitar a retirada de dinheiro. A ideia é dar mais segurança e comodidade aos clientes – como quem vai à praia e precisa sacar algumas notas, por exemplo.

Na semana passada, o Bradesco já havia afirmado que 93% das agências do banco já contavam com ao menos um terminal biométrico, que pode ser acessado por todos os clientes, mas apenas depois de cadastro prévio que inclui apresentar documento de identidade com foto.

No caso do Itaú, que revelou a novidade mais recentemente, ficou claro que apenas os saques serão permitidos pela identificação biométrica. Em extratos e outras operações, o uso de impressão digital pode até substituir a senha, mas o cartão ainda é necessário para iniciar a sessão no caixa eletrônico. Ainda assim, a ideia deve ser a substituição gradual pelo reconhecimento da digital.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.