BadaAndroid: projeto quer trazer o Android a aparelhos antigos da Samsung

1 min de leitura
Imagem de: BadaAndroid: projeto quer trazer o Android a aparelhos antigos da Samsung

Antes de investir no Tizen como sistema operacional proprietário, a Samsung possuía outra plataforma que acreditava ser capaz de competir com o Android: o Bada. Embora tenha sido disponibilizada junto a alguns aparelhos, a plataforma nunca chegou a realmente decolar e acabou sendo esquecida por muitas pessoas — menos por alguns desenvolvedores interessados no que ela tinha a oferecer.

Esse pequeno grupo de devotos ao sistema operacional criou um grupo chamado BadaDroid Project, que tem como objetivo trazer o sistema Android a aparelhos como o Wave, o Wave II e o Wave III. O resultado mais recente desse esforço é o OmniROM, que traz aos smartphones algumas das principais funções vistas na versão 4.4.4 do software da Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Compatível com a primeira e a segunda geração da linha Wave, a modificação supostamente é estável o suficiente para uso diário. No entanto, vale notar que a ROM ainda está em estágio Alpha e que utilizá-la significa apagar definitivamente o sistema Bada presente em seu aparelho, sem chances de recuperá-lo.

Entre os problemas relatados atualmente está a impossibilidade de usar funcionalidades 2G e a ocorrência de algumas incompatibilidades com codecs de áudio. Além disso, a modificação desabilita a realização de ligações de conferência e o medidor de bateria deixa de mostrar dados de maneira precisa. Caso você tenha interesse no projeto, basta acessar o site XDA Developers (em inglês) para obter mais detalhes e os links para baixar os arquivos necessários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.