Veja o maior avião de passageiros do mundo pousar durante ventania [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Veja o maior avião de passageiros do mundo pousar durante ventania [vídeo]

No último fim de semana o aeroporto de Düsseldorf, na Alemanha, foi palco de um momento extremamente tenso. Isso porque um avião do tipo Airbus A380, a maior aeronave de passageiros do mundo, precisou fazer um pouso em meio a uma intensa ventania que atingia a nave lateralmente durante a chegada de um voo vindo de Dubai. O momento, capturado em vídeo, pode ser conferido acima.

Para alguns pode parecer que o veículo dá apenas uma pequena deslizada para o lado, mas o movimento foi muito mais complicado que isso devido ao comprimento do avião em relação à extensão total da pista. O peso máximo para aterrissagem do A380 é de 434 toneladas, o que significa que ao nível do mar ele precisa de cerca de 1,5 km de espaço de pista na hora do pouso em condições normais de tempo.

A mais curta das duas pistas do aeroporto de Düsseldorf possui 2,7 km de extensão, e a estrutura está a menos de 45 metros acima do nível do mar. No entanto, chovia na região e a pista estava molhada no momento da aterrissagem e o avião toca a pista um pouco depois do que deveria. Por isso, o piloto precisa de cada centímetro da pista para desacelerar a aeronave até a velocidade adequada para taxiar em direção ao portão de desembarque.

Só para se ter uma ideia da proporção do avião, são 72 metros de distância entre o bico e o final da cauda. A ponta do estabilizador vertical no final da cauda está a aproximadamente 24 metros de altura, o que equivale a duas vezes o comprimento de um ônibus convencional. Isso explica porque o gigante praticamente não cabe na imagem no final do vídeo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.