Desastre aéreo: como funciona a porta da cabine do Airbus A320 [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Desastre aéreo: como funciona a porta da cabine do Airbus A320 [vídeo]

O acidente aéreo com o avião da Germanwings, que caiu no sul da França matando 150 pessoas, pode estar próximo de ter uma explicação. De acordo com autoridades francesas, o copiloto da aeronave pode ter iniciado intencionalmente a descida do avião contra as montanhas nos Alpes franceses.

Segundo Brice Robin, promotor de Marselha, o comandante saiu da cabine, supostamente para ir ao banheiro, e não conseguiu voltar ao local. Nesse meio tempo, o copiloto iniciou a descida do avião manualmente. Ainda de acordo com o promotor, as gravações indicam ainda o barulho de batidas na porta, na tentativa do piloto de voltar ao seu posto. Gritos de desespero também podem ser ouvidos ao fundo enquanto um alarme soa.

Uma exceção à segurança

Para entender melhor como essa situação foi possível, é preciso conhecer um pouco sobre o funcionamento da porta da cabine de uma aeronave Airbus A320, como podemos ver no vídeo acima. Por medida de segurança, para acessar a cabine de comando é preciso digitar uma senha, número que é conhecido apenas pelo piloto e pelo copiloto.

Entretanto, quando uma pessoa está fora da cabine, é preciso que aquele que está em seu posto confirme pelo lado de dentro a abertura da porta. A ideia é evitar que em casos de sequestro, por exemplo, um dos pilotos seja forçado a abrir a cabine. A medida de segurança prevê ainda casos em que ambos os pilotos desmaiem.

Existe ainda um código de emergência, que pode ser acionado caso a senha original seja bloqueada ou não funcione. Ao digitar esse código, é preciso aguardar 30 segundos e um alarme soa durante o procedimento. Entretanto, ainda assim é possível que alguém dentro da cabine bloqueie a entrada.

É o que parece ter acontecido neste caso. Depois de esgotar as tentativas de voltar ao seu posto com a senha normal, o código de emergência foi ativado, mas ainda assim o piloto foi impedido de entrar na cabine pelo copiloto. A barreira de segurança, nesse caso, foi fatal, uma vez que os primeiros indícios levam a crer que o copiloto realmente tentou derrubar o avião.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.