Confira todos os detalhes da tragédia com o Airbus A320 [infográfico]

6 min de leitura
Imagem de: Confira todos os detalhes da tragédia com o Airbus A320 [infográfico]

Mais um trágico acidente envolvendo uma aeronave aconteceu nesta terça-feira, dia 24 de março de 2015. O avião Airbus A320, com 150 pessoas a bordo, partiu de Barcelona, na Espanha, e tinha como destino a cidade de Düsseldorf, na Alemanha. O voo, entretanto, caiu no sul da França, nos Alpes Franceses, matando todos os passageiros, tripulantes e pilotos que estavam a bordo.

O avião, pertencente à companhia aérea Germanwings e que estava em operação há 24 anos, caiu em uma região localizada a 2 mil metros de altitude, o que deve dificultar bastante o resgate dos destroços. Segundo o porta-voz do Ministério do Interior da França, Pierre-Henry Brandet, a operação deve ser “extremamente longa e difícil” porque a área do acidente é muito remota.

Airbus A320.

O acidente

O Airbus A320, que fazia o voo 4U9525, decolou nesta terça-feira (24) às 9h55 (5h55 no horário de Brasília) do aeroporto de Barcelona, na Espanha. O destino era a cidade de Düsseldorf, na Alemanha, e a previsão era de que o voo demorasse cerca de 2h20. Porém, às 10h47 (horário local), um pedido de socorro foi emitido pelo piloto, e 10 minutos depois todos os sinais da aeronave haviam desaparecido.

O acidente aconteceu a aproximadamente 420 km de local da decolagem, nos Alpes do sul da França. No total, 150 pessoas estavam a bordo, sendo 144 passageiros, 2 pilotos e 4 tripulantes. Não houve sobreviventes nesse trágico acidente.

Local aproximado do acidente.

Ainda não há informações sobre as causas do acidente envolvendo o Airbus da Germanwings. 10 minutos antes de enviar o pedido de socorro, a aeronave estava em altitude de cruzeiro, a 38 mil pés. A partir desse ponto, o avião foi perdendo velocidade e altitude até que toda a comunicação foi perdida.

Através do Facebook, a Airbus comunicou que está direcionando todos os esforços para avaliar a situação do acidente. Em seu site oficial, a companhia emitiu o comunicado confirmando a tragédia e manifestando solidariedade aos familiares, amigos e demais afetados por causa do ocorrido.

O avião

A aeronave que caiu nesta terça-feira faz parte da família dos A320 da Airbus. O avião pertence à empresa Germanwings, afiliada da Lufthansa, e realizou o seu primeiro voo no dia 29 de novembro de 1990, estando em operação há mais de 24 anos. Esse modelo é capaz de percorrer 6.150 km e, ao todo, há 6.190 unidades em operação.

O A320 possui 37,57 metros de comprimento, 34,10 metros de envergadura e 11,76 metros de altura e é uma das aeronaves mais vendidas no mundo para companhias aéreas que fazem voos de curtas e médias distância. O modelo é capaz de transportar 16,6 toneladas de carga e tem capacidade de levar até 180 pessoas a bordo.

Airbus A320.

Histórico de acidentes

Desde que chegou ao mercado, o A320 se envolveu em alguns acidentes relevantes. O destaque vai para a queda da AirAsia no ano final do ano passado, na Indonésia.Nessa ocasião, 162 pessoas estavam a bordo do avião que caiu cerca de 40 minutos depois de decolar.

O Brasil também registrou uma tragédia envolvendo o Airbus A320. Em 2007, uma aeronave da TAM não conseguiu frear após o pouso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e acabou colidindo contra um prédio da própria empresa do outro lado da avenida. Nesse acidente, 199 pessoas morreram.

O Airbus A320 pertencia a Germanwings.

Repercussão nas redes sociais

“Estamos cientes das notícias e todos os esforços estão sendo empregados para avaliar a situação. Nós vamos fornecer mais informações assim que possível”, lê-se no Twitter da Airbus.

“Fomos informados de um acidente envolvendo uma aeronave da família A320 e todos os esforços estão sendo empregados no sentido de avaliar a situação. Nós vamos fornecer mais informações assim que possível. Nossos pensamentos estão com as pessoas afetados por esse trágico acidente”, lê-se no Twitter da Airbus.

“Lamentamos confirmar que um avião A320 operado pela Germanwings se envolveu em um acidente (voo 4U 9525)”, lê-se no Twitter da Airbus.

“Com o mais profundo pesar, viemos para confirmar que o voo 4U 9525 da Germanwings de Barcelona para Düsseldorf sofreu um acidente nos Alpes Franceses. O voo estava sendo operado em uma aeronave Airbus A320 e transportava 144 passageiros e seis tripulantes. Lufthansa e Germanwings disponibilizaram uma linha telefônica. A ligação gratuita para 0800 11 33 55 77 está disponível para todos os familiares dos passageiros envolvidos para assistência. Todos da Germanwings e Lufthansa estamos profundamente chocados e tristes com esse evento. Nossos pensamentos e orações estão com as famílias e amigos dos passageiros e membros da tripulação”.

“O CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, e representantes do governo alemão estão a caminho da França. Uma conferência com a imprensa está planejada para o anoitecer”.

“Quero expressa minha solidariedade às famílias das vítimas do acidente aéreo. Este é um luto a tragédia”, disse o presidente da França, François Hollande, através do Twitter.

“Primeira reunião do Gabinete de Crise por causa do acidente Aéreo nos Alpes Franceses. Decretado três dias de luto oficial”, disse Mariano Rajoy, presidente do governo espanhol através do Twitter.

“A nossa principal preocupação é garantir a assistência médica e psicológica às vítimas e informação adequada sobre o acidente”, disse Soraya Sáenz de Santamaría, vice-presidente de governo da Espanha através do Twitter.

.....

Para ainda mais informações, acompanhe a nossa matéria ao vivo no Em Resumo que está cobrindo esse acidente com o Airbus A320.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.