C-130 Hercules: um avião que pousa em qualquer lugar

1 min de leitura
Imagem de: C-130 Hercules: um avião que pousa em qualquer lugar

O Lockheed C-130 Hercules é um daqueles aviões que mais parecem um monstro, seja por seu tamanho ou potência. Neste caso, ele une os dois: são quatro turbopropulsores de 19.800 cv e quase 30 metros de comprimento. Atualmente, a função do Hercules é o transporte aéreo de forças armadas de vários países.

Hoje existem mais de 40 aviões deste modelo que são usados por cerca de 50 nações. Seu primeiro protótipo nasceu em 1954, na Califórnia, Estados Unidos. O Brasil é um dos países que utiliza o Hercules; em sua história, a Força Aérea Brasileira (FAB) já operou 29 destas aeronaves para transporte de carga e tropas, reabastecimento em voo, apoio ao Programa Antártico Brasileiro etc.

O C-130 é conhecido por sua capacidade de aterrissar ou decolar em pistas pequenas ou improvisadas. Devido aos seus motores, hélices e design, ele consegue utilizar lugares como praias, planícies congeladas e porta-aviões, independentemente do tamanho.

Como você pode acompanhar nos vídeos, um Hercules da Força Aérea Real Dinamarquesa faz aterrissagem e decolagem em uma praia. Os vídeos mostram a façanha por vários ângulos.

Acima, o C-130 pousa no gelo sem qualquer problema. Então, você encararia aterrissar na areia dentro de um grandalhão destes?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.