Novo caça russo tem camuflagem traiçoeira inspirada em tubarão

1 min de leitura
Imagem de: Novo caça russo tem camuflagem traiçoeira inspirada em tubarão

(Fonte da imagem: Artyom Anikeev/Russian Planes.net)

Essa bela aeronave capturada pela foto acima é o mais novo caça que será utilizado pela Rússia em um futuro próximo. Trata-se da quinta geração da aeronave stealth T-50, que também recebe o nome de Perspektivny Aviatsionny Kompleks Frontovoy Aviatsii (algo como "sistema áereo tático do futuro").

O esquema de cores é proposital e inspirado no tubarão galha-branca-oceânico, que habita o Mar Vermelho. Essa "camuflagem" faz com que observadores, como outras aeronaves, pensem que o caça é menor do que ele realmente é, sendo um bom elemento surpresa em momentos de combate e infiltração.

Como já era esperado, vários detalhes da aeronave permanecem em mistério, mas algumas características já surgiram: o caça chega a Mach 2 (duas vezes a velocidade do som, ou 2.450 km/h), possui radares modernos, um sistema de manobras para realizar movimentos considerados impossíveis e uma boa variedade de armamentos. Ele seria um rival direto do norte-americano F-22.

Por enquanto, o caça está apenas passando por testes, mas até cinco desses modelos devem integrar a frota russa a partir de 2016. No total, a ideia é produzir 60 unidades do novo T-50.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.