Avião hipersônico mais rápido do mundo será testado hoje

Com a capacidade de chegar a 20 vezes a velocidade do som, esse veículo não tripulado poderia chegar a qualquer parte do mundo em menos de uma hora.
  • Visualizações67.133 visualizações
Por Jonathan D. Machado em 11 de Agosto de 2011

Avião hipersônico mais rápido do mundo será testado hojeFalcon HTV-2, o avião que pode chegar a Mach-20 (Fonte da imagem: Divulgação Darpa)

A Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas de Defesa, ou DARPA, está para realizar hoje o lançamento de testes do projeto de avião hipersônico mais ambicioso já visto, o Falcon HTV-2. Esse seria o veículo não tripulado mais rápido até o momento, capaz de alcançar os 21 mil quilômetros por hora. Teoricamente, essa velocidade seria suficiente para chegar a qualquer ponto do planeta em menos de uma hora, ou percorrer a distância entre Los Angeles e Nova York (aproximadamente 4300 Km) em 12 minutos.

O lançamento será feito da base aérea de Vanderberg, na Califórnia, onde um foguete Minotaur IV espera para levar Falcon HTV-2 até o limite da atmosfera terrestre, para só então, liberar o veículo para seu teste de voo solo. Essa seria a segunda tentativa de alcançar a velocidade máxima do avião, já que o primeiro lançamento resultou na explosão do protótipo depois de 9 minutos no ar, em abril desse ano.

Os engenheiros da DARPA não puderam entender por completo os motivos que levaram ao fracasso do primeiro teste, mas acreditam que o veículo simplesmente superaqueceu. Dessa vez, eles estão confiantes de que os ajustes no ângulo de reentrada na atmosfera (demostrado no vídeo) permitirão que o avião/míssil suporte os dois mil graus Celsius gerados pelo atrito.

O lançamento de hoje não será transmitido pela TV, mas você pode acompanhar as mudanças de status pelo Twitter da DARPA.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!