Roborace faz história correndo de forma autônoma em Paris pela primeira vez

1 min de leitura
Imagem de: Roborace faz história correndo de forma autônoma em Paris pela primeira vez

Quem é mais fã de automobilismo e de tecnologia deve estar acompanhando com frequência as corridas da Fórmula E que estão rolando e, com elas, alguns eventos interessantíssimos que acontecem junto, como é o caso da Roborace – uma corrida feita com carros autônomos.

Há duas semanas, durante a etapa de Paris da F-E, o veículo sem piloto foi o primeiro desse tipo a andar nas ruas da capital francesa. Já com sua forma definitiva de competição, que faz com que tenha um aspecto bem peculiar, como a de um carro sem a parte onde, bem, deveriam ir as pessoas, ele ainda é estranhamente legal.

O Robocar, como é chamado, deu cinco voltas no circuito de 1,9 quilômetro e conseguiu fazer as 14 curvas sem qualquer intervenção humana.

O veículo é equipado com quatro motores elétricos que geram o equivalente a 400 cavalos de potência e é capaz de atingir velocidades superiores a 320 km/h. Para enxergar onde toda essa potência deve ser entregue, o Robocar conta com cinco sensores LiDAR, dois radares, 18 sensores ultrassônicos, seis câmeras e dois sensores óticos de velocidade. O cérebro do modelo é um NVIDIA Drive PX2 que faz a parte de processamento de dados, com uma IA capaz de fazer até 24 trilhões de funções em um segundo.

O Robocar já havia sido testado no México, em uma corrida que terminou com um dos veículos sofrendo um acidente e com seu visual de protótipo. A ideia da categoria é estimular o desenvolvimento da inteligência artificial e da programação da direção autônoma para veículos de rua. Ele deve aparecer de novo no próximo ePrix da Fórmula E, que vai acontecer em Berlim, no próximo fim de semana.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.