Como aumentar a velocidade da internet

Saiba o que fazer para turbinar sua conexão, navegar por qualquer página rapidamente e baixar arquivos em muito menos tempo.
  • Visualizações1.367.478 visualizações
Por Douglas Ciriaco em 29 de Maio de 2012

Quando o assunto é internet, um fato é certo: todo mundo quer sempre o máximo de velocidade. Porém, por mais que as operadoras disponibilizem conexões cada vez mais rápidas, nem sempre o usuário consegue acompanhar essa evolução, seja por questões técnicas ou financeiras.

Contudo, existem vários modos de extrair o máximo de sua conexão, independente de ela ser lenta ou não. Por conta disso, o Tecmundo preparou um pequeno guia com informações úteis para você navegar e fazer downloads com mais velocidade. Diga adeus às dores de cabeça e saiba como aproveitar toda a largura da sua banda.

Bits ou bytes: a eterna dúvida

Os anúncios de provedores de internet sempre prometem vários “megas” para a sua internet, mas é importante esclarecer um fato. A velocidade é oferecida em megabits (Mb), e não em megabytes (MB).

Essa pequena confusão faz bastante diferença na prática: 1 byte equivale a 8 bits, ou seja, se você contrata uma internet de 10 “megas”, vai fazer transferências a uma velocidade aproximada de um oitavo desse valor, ou seja, cerca de 1250 kBps (kilobytes por segundo). Dessa forma, é possível ter uma ideia da velocidade máxima com que transferências serão feitas entre a web e o seu computador.

Saiba mais em:

Como aumentar a velocidade da internet (Fonte da imagem: iStock)

Navegador: quanto mais limpo, melhor

Apesar de não influenciar diretamente na velocidade de download de seus arquivos, manter o navegador limpo vai ajudar você a acessar páginas da internet em menos tempo. Além de agilizar o funcionamento do browser em si, isso ajuda que arquivos temporários não causem interferência negativa na navegação.

Sempre que você acessa um site, o programa guarda no computador algumas informações e arquivos presentes nas páginas, de modo a facilitar acessos futuros. Entretanto, quando há um grande acúmulo desses arquivos, o navegador pode ficar sobrecarregado.

Quando uma página que você acessa sempre é alterada, é possível que haja conflito entre os arquivos atuais e aqueles presentes no cache do seu navegador. Por tudo isso, é fundamental limpar o browser com frequência.

Acelerando a navegação

A utilização de aceleradores de navegação é um tanto quanto controversa, pois enquanto muitos afirmam que a melhoria é considerável, outros são um pouco mais céticos sobre a eficácia deste tipo de aplicativo..

Isso pode acontecer porque, em uma internet mais rápida, a aceleração é praticamente imperceptível. Contudo, em conexões mais lentas, os efeitos gerados pela utilização desse tipo de programa podem ser constatados com mais clareza.

A ação desses aplicativos consiste, basicamente, em fazer pequenas alterações no navegador, principalmente relacionadas ao tamanho dos arquivos que precisam ser baixados. Com isso, imagens são comprimidas e o código HTML é compactado para que o carregamento da página seja feito mais rapidamente. Entretanto, isso pode causar diferença na qualidade do conteúdo, como imagens carregadas em baixa resolução.

Além disso, os aceleradores também costumam salvar pequenos pedaços do site para facilitar carregamentos posteriores. Com isso, se você acessar a página e não houver nenhuma grande mudança desde a última vez, os aplicativos usam esse “backup” em vez de carregar tudo do zero novamente.

Para esta função, os três programas mais baixados no Baixaki são Ashampoo Internet Accelerator, Network Cable e ADSL Speed e o Simple Net Speed. Se preferir, verifique outras opções.

Saiba mais em:

Como aumentar a velocidade da internet (Fonte da imagem: iStock)

Download mais rápido

Aceleradores de conexão ajudam o navegador a carregar tudo mais rápido e isso é ótimo, mas você não pode se esquecer dos downloads. Existem vários programas que fazem isso, então você pode escolher aquele que mais se adequar às suas necessidades. Os aceleradores conseguem otimizar a velocidade de download ao “quebrarem” o arquivo em várias pequenas partes, baixando cada uma delas simultaneamente.

Uma boa opção para acelerar seu download é usar um gerenciador. São milhares de opções existentes, entre as quais é possível destacar as mais populares no Baixaki: Orbit Downloader, Download Accelerator Plus, Free Download Manager, Puxa Rápido e FlashGet.

Saiba mais em:

YouTube sem travas

Serviços de streaming, como o YouTube, necessitam de uma boa conexão para que você não tenha que sofrer sempre que pensar em apertar o play, principalmente quando o vídeo está em alta definição e você tem uma conexão lenta. Mas essa situação pode ser amenizada.

O Biwifi é um pequeno programa que acelera o carregamento de vídeos, fazendo com que o tempo de espera seja bem menor. Outra opção razoável para não ter que esperar muito para carregar um vídeo no YouTube é o SpeedBit Video Accelerator.

Saiba mais em:

. . .

Vale lembrar que tudo o que foi apresentado aqui serve para otimizar a sua conexão, alcançando o máximo dentro das possibilidades do seu plano de internet banda larga.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!